Conselho da Criança e do Adolescente elege representantes da sociedade civil

Assistência Social e Cidadania
26/01/2023 19h01

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, elegeu na tarde desta quinta-feira, 26, os novos representantes de organizações da sociedade civil que atuarão pelos próximos dois anos. A eleição foi realizada na Casa dos Conselhos Municipais, no bairro São José, região central da cidade.

De acordo com o presidente da comissão responsável pela realização do Fórum, membra representante da Secretaria Municipal Assistência Social, Natália Dalto, 17 instituições não governamentais se inscreveram para pleitear as vagas como titulares e suplentes para o biênio 2023/2025.

“Dentre as inscrições, tivemos uma de faculdade e outra de conselho de classe. É importante que façam parte no sentido da prevenção, promoção, controle e fiscalização social, papéis atribuídos aos conselheiros. Esses novos representantes serão os braços, as vozes das crianças e adolescentes dentro das comunidades, trabalhando para que os seus direitos não sejam violados e para garantia do seu acesso à saúde, educação, assistência social, esporte e cultura”, destacou.

Ao total, foram eleitos oito representantes da sociedade civil, sendo quatro titulares, dentre eles, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), Grupo de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes (Acalanto), Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra Núcleo Sergipe), e quatro suplentes, sendo a Instituição Beneficente Emmanuel (Ibem), o Instituto Canarinhos de Sergipe (Incase), o Instituto Educacional Menino Jesus e o Centro de Integração da Família (Ceinfa).

De acordo com o coordenador da Adra, Alex Ramalho, a entidade é registrada no CMDCA desde o ano de 2020, na qual acompanha os trabalhos feitos pelos membros. Porém, pela primeira vez, participará como titular.

“Para nós, foi uma felicidade muito grande. É muito importante fazer parte dessa rede de proteção. A Adra vem se somar com sua expertise tendo um trabalho internacional, com projetos desenvolvidos junto às crianças e aos adolescentes, trazendo suas experiências para o Conselho para que essa rede de proteção venha se estender junto com os demais conselheiros. É uma renovação, algo novo que somaremos com os demais para difundir os trabalhos para o público de Aracaju”, contou.

Segundo o presidente do Ipaese, Raul Silveira, pela primeira vez o Instituto está fazendo parte do CMDCA. “Já participamos de outros Conselhos voltados para pessoas com deficiência. Depois da pandemia, o Ipaese vem buscando promover cada vez mais a inclusão e garantia dos direitos das pessoas surdas. Então, nossa ideia é agregar, tratando políticas para crianças e adolescentes que, além de pessoas com deficiência, também estão incluídas nessa vertente”, contou.

Posse
A eleição para presidente e vice-presidente do CMDCA ocorrerá na próxima terça-feira, 31 de janeiro, às 14h, na Casa dos Conselhos Municipais, situada na rua Pacatuba, nº 66, no Centro, em frente à praça Camerino, mesmo dia e local onde será feita a posse da nova mesa diretora e do novo colegiado eleito.