Aracaju participa de discussão nacional sobre perspectivas para a saúde

Saúde
27/01/2023 15h50

Nesta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou da primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2023, em Brasília, na qual foram discutidas políticas públicas para a saúde e pactuação de ações. Representando a capital estiveram presentes a secretária da Saúde, Waneska Barboza, o diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos Mota e a coordenadora de planejamento e orçamento, Monalisa Fonseca.

O encontro ocorreu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de representantes dos Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) entre outros gestores e técnicos.

Na ocasião, foram abordados temas como formas de financiamento, políticas públicas, cobertura vacinal e reorganização do Programa Nacional de Imunização (PNI), ações para melhorias de acesso à saúde, cirurgias eletivas e recuperação da Atenção Básica.

A secretária Waneska Barboza salientou que as discussões contribuem para o aprimoramento da assistência à população.
 
“Foi um debate essencial, através do qual pudemos acompanhar as estratégias do Ministério da Saúde nas diferentes áreas da assistência, como a ampliação da cobertura vacinal, início de campanhas e aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 previstas para iniciar no mês de fevereiro, o aporte de recursos federais para procedimentos cirúrgicos entre outros. Tudo isso é de suma importância para que os serviços do SUS para os aracajuanos seja ainda mais fortalecido”, conta.
 
Sobre a CIT
A Comissão Intergestores Tripartite é reconhecida como uma inovação gerencial na política pública de saúde. Constituem-se como fóruns permanentes de negociação, articulação e decisão entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos Mota também destacou a relevância da reunião. “Foi um momento imprescindível de troca de experiências, uma oportunidade da gestão compartilhar as necessidades da população de Aracaju, para que possamos buscar os enfrentamentos necessários, fazendo com que nossas demandas sejam contempladas”, conclui.