Projeto Verão 2023: programação com artistas locais valoriza a sergipanidade

Agência Aracaju de Notícias
27/01/2023 16h24

O ano de 2023 já começa com ares de renovação e uma das novidades é o retorno do Projeto Verão. Após dois anos suspenso por conta da pandemia, o festival volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado, e, além de movimentar diversos setores da economia, traz em sua composição o puro misto da sergipanidade, tanto pela valorização dos artistas locais, como pela expressividade que o povo de Sergipe esbanja, do sotaque ao movimento. 

Marcada para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na praia da Atalaia, a programação musical conta com 14 artistas, 6 deles sergipanos: Héloa, Reação, Anne Carol, Os Faranis, Mestre Madruguinha e Dj Marraia, integrando uma mistura de ritmos comum do Brasil, mas que também diz muito sobre a arte feita em terras sergipanas. 

Presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia ressalta que o festival é uma vitrine para que os artistas sergipanos apresentem suas qualidades tanto para o público local, como para turistas que vêm do interior sergipano e de outros estados. 

“Esses artistas têm fundamental importância porque são eles, dentro da programação geral, que sublinham nossa identidade, o chamado modo de ser sergipano, de fazer arte e cultura. Imagine o encantamento que esses sergipanos causam em quem vem de fora. E o bom é que, paralelo aos músicos e cantores já estabelecidos, uma nova geração rompe as barreiras e explode além dos limites do estado”, aponta Luciano. 

Com uma trajetória de dez anos, desde o lançamento do primeiro EP, a cantora Héloa será a primeira atração da sexta-feira, 10 de fevereiro, a primeira noite do festival. Sergipana, além de cantora, compositora, atriz e dançarina e, em suas apresentações, demonstra esses múltiplos talentos artísticos. 

“Sergipe é berço de muita cultura ancestral, um estado rico em manifestações populares que eu tive a oportunidade de conviver e mergulhar desde a minha infância. Minhas canções falam de mar, trazem os batuques dos tambores de terreiros, sons do toré, maracas, o rio Opará (Rio São Francisco), a maloca, os orixás, o sertão, a força da mulher nordestina. É o que está em mim e muitos de nós. Sergipe é fonte infinda de inspiração. E neste contexto, tenho memórias muito especiais de várias edições do projeto verão, de assistir shows de artistas fundamentais em minha formação musical. Agora, abrir essa edição de retomada do projeto com o meu show é extremamente gratificante”, destaca Héloa. 

Nascida e criada no bairro Santos Dumont, zona Norte de Aracaju, Anne Carol é uma artista em ascensão, cujo nome já reverbera pelos festivais de Sergipe. Com carreira iniciada em 2017, a cantora e compositora desponta com o seu protagonismo no reggae, flertando também com soul, blues, afrobeat, disco e hip-hop. Ela integra a programação do sábado, dia 11 de fevereiro, segundo dia de Projeto Verão. 

“Venho de uma família muito musical. Através do meu avô, que era violinista do grupo São Gonçalo da Mussuca, veio o gosto por violão e logo aprendi a tocar e cantar. Me joguei no mundo da música e foi onde me encontrei. Estou muito grata pelo reconhecimento que é resultado do meu trabalho, junto com o esforço da minha equipe que tem um potencial gigantesco, que segue impulsionando e inspirando. Então, fazer parte do Projeto Verão me traz um sentimento de muita felicidade. Um evento que é grandioso e que vai ser muito importante para a minha carreira, por toda a história que tem”, aponta Anne. 

Se é de mistura que o sergipano é feito, a banda Mestre Madruguinha tem expertise no assunto. Há dez anos pelas estradas da música, o hepteto mescla de forma criativa ritmos como cumbia, carimbó, salsa e reggaeton, sem esquecer forró, arrocha, afoxés tão característicos da região Nordeste, e, ainda, uma pitada de rock. O grupo é uma das atrações do domingo, 12 de fevereiro, a última noite do festival. 

“Todo mundo tem alguma história para contar sobre o Projeto Verão. Um show marcante, uma noite inesquecível com a família, os amigos ou alguém especial. Há quase duas décadas faz parte do nosso calendário cultural. A arte ajuda a dar sentido a nossas vidas, e a retomada de um evento desse porte, depois de superarmos um evento tão dramático quanto a pandemia, também fortalece a mensagem de que, no final, a vida e a arte sempre prevalecem. Para nós, é um privilégio ocupar o palco desse evento”, considera o vocalista Adão Alencar. 

Programação
Em três de shows, se apresentarão nos palcos do Projeto Verão 2023 Héloa, Anavitória, Biquíni, Marcelo Falcão, Reação, Anne Carol, Projota, Duda Beat, Melim, Os Faranis, Mestre Madruguinha, Maneva, Toni Garrido e DJ Marraia. O público poderá conferir, também, além da Tenda Multicultural, na Orla da Atalaia, atividades esportivas como Futevôlei, Vôlei de Praia, Funcional, Surf, Beach Soccer, entre outras, na praia da Cinelândia, no bairro Atalaia, e na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no bairro Mosqueiro.