Prefeitura inicia capacitações para implantação de novo sistema de gestão

Planejamento e Orçamento
30/01/2023 18h19

A Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta segunda-feira, 30, um cronograma de encontros visando a capacitação intersetorial de profissionais que atuam nos setores de gestão de pessoal  sobre o novo sistema de folha de pagamento. O encontro, que marca o início de uma série de eventos focados na implantação e aprimoramento do novo sistema, foi realizado no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e reuniu servidores das diversas secretarias e órgãos do Executivo Municipal.

“Hoje demos início à implantação e testagem do primeiro módulo do novo sistema da folha para que as equipes já possam se familiarizar com a ferramenta, através da qual a Prefeitura poderá fazer uma gestão de recursos humanos com maior segurança e resolutividade, a partir da virtualização dos processos que compõem o leque de serviços prestados ao servidor municipal”, destacou Augusto Fábio de Oliveira, gestor da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), pasta responsável pelo processo de implantação.

Para a coordenadora-geral de Gestão de Pessoal da Seplog, Carolyne Stefany Almeida, “o projeto abrange um sistema muito mais atual, no tocante a tecnologia de banco de dados e integrações. É a transformação de um sistema de folha de pagamento para um sistema de gestão de pessoal que vai poder nos auxiliar mais no gerenciamento, controle de auditoria, com toda a segurança e eficiência desde o momento da sua implantação”, disse.

À frente do processo de migração e implantação do novo sistema, o coordenador-geral de Tecnologia da Informação, Cláudio Luiz da Silva, pontuou que a gestão municipal não tem medido esforços no sentido de modernizar cada vez mais os serviços aos cidadãos, buscando novas ferramentas que viabilizem a melhoria dos trabalhos realizados pela administração interna.

Cláudio também explicou a metodologia do ciclo preparatório para o manuseio do novo sistema. “Nesse primeiro momento, a gente está realizando uma série de treinamentos para que os servidores tenham o primeiro contato com a interface do sistema. Em um segundo momento, a gente vai fazer a homologação da nova ferramenta, ao processar o sistema velho em paralelo com o novo”, explicou.

O coordenador de TI ainda acrescentou que “a partir do resultado da homologação poderemos diagnosticar e detectar a necessidade, ou não, de ajustes", frisou. "Se esse resultado for positivo, pode se dizer que o sistema já está implantado, e que estamos aptos a avançar para a  inserção de outros módulos e realizar as melhorias que o novo sistema traz em seu bojo”, explicou.