Matrícula Online 2023: Semed já recebeu 1.900 solicitações de transferência interna

Educação
31/01/2023 16h15

Na manhã desta terça-feira, 31, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início à fase de transferência interna da Matrícula Online 2023. O Portal da Matrícula foi aberto às 7h30 e até as 16h deste primeiro dia, já haviam 1.900 solicitações de transferência, mais de 400 matrículas confirmadas e mais de 22 mil alunos já enturmados.

Este período é dedicado aos alunos que já estão matriculados em alguma das escolas municipais de Aracaju, mas querem ou precisam cursar o ano letivo de 2023 em outra unidade de ensino da rede. Os cadastros no site podem ser feitos até a quinta-feira, dia 2, das 7h30 às 17h, acessando o endereço www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, através de um computador, tablet ou celular. Após esta data, a Educação de Aracaju reorganiza o quadro de vagas, em preparação para a próxima etapa da Matrícula Online 2023, que será para alunos novos e ocorrerá entre 8 a 10 de fevereiro.

"Neste primeiro dia, já estamos com um balanço bastante positivo. Começamos o processo da Matrícula Online 2023 em dezembro, com a confirmação dos alunos que iam permanecer na mesma escola, e hoje damos continuidade através da transferência para outra unidade de ensino da mesma rede. Todas  as unidades escolares atenderam as famílias, temos a Central da Matrícula com o atendimento às mães ou responsáveis pelo WhatsApp. Portanto, ocorreu tudo dentro do esperado", relata a secretária-adjunta da Educação de Aracaju, Antônia Arimatéia.

Kamila Kandy é responsável legal por alunos de um abrigo da capital e foi na manhã desta terça entregar os documentos da transferência na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira. "O processo de transferência foi tranquilo, fácil. Já peguei toda a documentação das crianças, tirei cópia e trouxe aqui. É importante que todos lembrem de finalizar a solicitação de vaga trazendo todos os documentos necessários e confirmar essa matrícula", ressalta.

O processo de transferência interna também inclui as duas novas escolas que serão inauguradas no bairro Santa Maria. Lucileide Pereira comemora a praticidade da matrícula e a garantia de ter suas filhas em uma escola acolhedora.

"Fiz o processo para transferir minhas meninas pelo site, logo de manhã, e deu tudo certo. Amanhã já venho trazer os documentos. Minhas meninas já estudavam em uma boa escola da rede, mas essa ficará pertinho da minha casa. Estou muito feliz e minha expectativa é grande porque sei que aqui elas têm bom estudo, boa qualidade de alimentação e aconchego", expressa.

Passo a Passo
Ao acessar, o primeiro passo é selecionar a opção ‘Transferência Interna’ e, logo após, procurar o nome do aluno (o nome já está no sistema), data de nascimento e nome da mãe. Com o reconhecimento do estudante, o sistema mostrará um formulário de busca das escolas através do bairro, série, etapa, ano e turno - exibindo as vagas disponíveis em toda a rede.

Após selecionar a unidade de ensino desejada, deverão ser cadastrados os dados do responsável pela matrícula; após esta etapa, o processo online é concluído e o requerimento da matrícula é emitido no e-mail cadastrado. Durante o mesmo período, a mãe ou o responsável legal pelo aluno deve ir até a unidade escolar para entregar e assinar, presencialmente, as documentações, confirmando a matrícula.

Atendimento
Mais um ano, a Prefeitura de Aracaju está disponibilizando a Central da Matrícula, com uma equipe de atendimento via telefone e WhatsApp para sanar dúvidas e fornecer mais informações às mães, responsáveis e escolas durante o período de matrículas. A equipe é formada por nove profissionais da Semed e conta com o apoio de algumas coordenadorias da pasta.

A equipe da Central da Matrícula atende pelos números 3179-1574, 3179-1538 e ainda pelo WhatsApp, no 9 8106-2969. O atendimento é disponibilizado à população durante os dias e horários de funcionamento do Portal. 

A coordenadora da equipe, Luciana Rollemberg, conta que um grande diferencial deste ano é que mesmo o aluno tendo renovado a matrícula na mesma escola, em dezembro, consegue fazer a transferência para outra unidade de ensino. "É importante, ainda, que todos se atentem de que não basta fazer a pré-matrícula pelo Portal, para efetivar ou confirmar a matrícula, é necessário levar a documentação na escola escolhida", evidencia.