Entrega da documentação na escola é necessária para conclusão da matrícula

Educação
01/02/2023 12h10

Na última terça-feira, 31, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou o período de transferência interna para o ano letivo 2023. O prazo para cadastro dos dados no Portal da Matrícula -  https://www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline - é até esta quinta-feira, dia 2, mas para concluir o processo é preciso que a documentação seja entregue na secretaria da escola até o dia 6.

Após a pré-matrícula realizada através do Portal da Matrícula, de forma prática e fácil, o responsável legal pelo estudante, ou ele mesmo quando com 18 anos ou mais, deve se dirigir à secretaria da escola para entregar os documentos, assiná-los e confirmar a matrícula. Caso não haja a apresentação desta documentação na unidade de ensino, a solicitação de vaga poderá ser cancelada pelo sistema e o direito à vaga cedido a outro aluno que está na lista de espera.

Para auxiliar as famílias ou estudantes neste processo da Matrícula Online, a Educação de Aracaju montou uma estrutura de atendimento, a Central da Matrícula. Nela, uma equipe de técnicos da Semed responde a dúvidas e pedidos de orientação, das 7h30 às 17h, nos dias de funcionamento do Portal, através dos seguintes telefones: 3179-1538 / 3179-1574 e o 98106-2969 (WhatsApp).

"Não basta somente fazer a solicitação pelo Portal, para efetivar a matrícula e garantir a vaga, é preciso que toda a documentação seja entregue na secretaria da escola. Cada documento necessário está registrado e detalhado no requerimento que é emitido após o cadastro dos dados no site. Lembrando que estar sem o requerimento em mãos não é impeditivo de efetuar a matrícula. Qualquer dúvida que a mãe ou responsável tiver, pode ligar para a unidade de ensino ou para a Semed", explica a coordenadora da Central da Matrícula, Lucianna Rollemberg.

Praticidade
Uma das novas escolas do bairro Santa Maria foi a que recebeu mais registros de solicitação de matrícula no primeiro dia da fase de transferência interna. A responsável pela direção, provisoriamente, Silvana Santos, conta que o processo está acontecendo de forma ágil e tranquila.
 
"Estamos com os portões abertos para atender a população desde às 7h30 até às 17h, a comunidade está vindo e disponibilizamos algumas pessoas que estão nos ajudando neste processo de recebimento da documentação. Tudo está ocorrendo com tranquilidade e estamos muito felizes", relata.

Joedna Oliveira já entregou as documentações e conseguiu concluir a matrícula de suas filhas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, localizada no bairro José Conrado de Araújo. Ela conta que tem acompanhado os avanços conquistados pela Educação de Aracaju e diz que o processo de transferência interna foi bastante prático.

"Confio muito na escola e na rede municipal de ensino de Aracaju, que ultimamente tem sido muito bem reformada, avaliada e aceita. O processo de transferência foi tranquilo. Ontem fiz o primeiro processo pela internet, utilizei o número do WhatsApp cedido pela Semed para mais informações sobre documentação e hoje vim aqui trazer os documentos e finalizar o procedimento. Tudo muito bom", explana a mãe.

Documentação necessária

- Requerimento de Matrícula, assinado pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos, ou pelos pais ou responsável legal, quando o aluno for menor de 18 (dezoito) anos;

- Guia de Transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras) ou Declaração de Escolaridade (com validade de 30 dias), para os alunos provenientes de outras escolas, mesmo que esta pertença à rede pública municipal de ensino de Aracaju;

- Cópia da Certidão de Nascimento do aluno;

- Cópia do Registro Geral ou documento de identidade do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais do estudante;

- Cópia do CPF do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;

- Cópia do comprovante de residência com o CEP;

- Declaração de vacinação atualizada, para alunos de 0 a 6 anos de idade, conforme modelo anexo – disponível da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da família;

- Cópia da Carteira de Vacinação para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental;

- Cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), quando houver;

- Cópia do Cartão do Bolsa Família, quando houver;'

- 03 (três) fotos 3x4 recentes;

- Para os alunos provenientes de países estrangeiros, bem como seus pais ou responsáveis legais, além dos documentos requeridos neste artigo, deverá ser apresentado o Registro Nacional Migratório (RNM) / Protocolo de Solicitação de Refúgio.

- Os pais ou responsáveis legais pelo aluno e o aluno, quando maior de 18 (dezoito) anos, além dos documentos mencionados neste artigo, deverão tomar ciência dos termos que serão apresentados pela unidade de ensino na efetivação da matrícula.