Aracaju reforça oferta de vacinas de rotina para adultos nas UBSs

Saúde
02/02/2023 10h50

Manter a carteira de vacinação em dia diminui a probabilidade de contrair diversas doenças. Dessa forma, para conscientizar a população da importância da vacinação para adultos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a oferta de vacinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, além de promover ações estratégicas atreladas às campanhas nacionais.
 
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), estabelece um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. Em Aracaju, o programa é desenvolvido pela Rede de Atenção Primária (Reap) e responsável por abastecer as Unidades.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS e Rede de Frio, Larissa Ribeiro, é importante seguir o calendário de vacinação e a Organização Mundial da Saúde alerta que a imunização salva vidas.

“Aqui no Brasil, o PNI oferta um calendário que disponibiliza 19 vacinas, que previnem mais de 20 doenças, desde o recém-nascido até o indivíduo adulto. É essencial que todos se sensibilizem da importância de se vacinar. Muita gente não sabe, mas os adultos também precisam ser imunizados. Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis”, explica.

Principais vacinas
Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos, o adulto precisa se vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para se proteger de todas essas doenças, são quatro tipos de vacinas, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

Hepatite B - são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Você deve tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a segunda.

Tríplice viral (SRC) - protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida. A rubéola é uma doença que pode prejudicar o feto quando acomete mulheres grávidas, portanto é importante se vacinar antes de planejar a gravidez.

Dupla adulto (dt) - protege contra difteria e tétano. São três doses iniciais: a segunda deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira, quatro meses após a segunda. Depois disso, você precisa tomar uma dose a cada dez anos, por toda a vida.

Febre amarela - de acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada. No início de 2019, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todo o país, devido ao aumento dos casos de febre amarela entre 2017 e 2018. Antes era indicada somente para quem morava ou ia viajar para lugares onde o risco da doença é alto. A vacina contra a febre amarela é contraindiciada para gestantes e mulheres que estiverem amamentando.

Pontos de vacinação
A vacinação é um serviço porta aberta e o usuário que necessitar receber alguma dose, ou ainda atualizar o calendário vacinal, deve se dirigir à UBS mais próxima. Para ter acesso, o usuário é orientado a apresentar o cartão ou caderneta de vacinação e o cartão SUS.

É importante que o usuário chegue à unidade pelo menos uma hora antes do fechamento da sala de vacina, para que o acesso ao serviço não seja prejudicado. Em Aracaju, as salas de vacina das UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.