Prefeitura capacita moradores do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres

Assistência Social e Cidadania
01/02/2023 17h25

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico entre as famílias beneficiadas com moradias no Residencial Irmã Dulce dos Pobres, situado no bairro 17 de Março, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), deu início nesta quarta-feira, 1º, ao curso de Cuidador de Idosos, capacitação desenvolvida no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná, no mesmo bairro.

Com carga horária de 60 horas, a formação acontece até o dia 20 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e faz parte de umas das atividades desenvolvidas dentro do PTS, executado pela empresa Oliveira Consultoria, no âmbito do programa Pró-Moradia, do Governo Federal, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Paralelo à construção das casas, ao longo de 24 meses, serão feitas ações socioeducativas nos eixos de Mobilização, Organização e Fortalecimento Social, Educação Ambiental e Patrimonial e Desenvolvimento Socioeconômico em oficinas, cursos de capacitação profissional, workshops, palestras e eventos culturais e esportivos.

De acordo com o psicólogo Felipe Resende, todas as 20 vagas ofertadas foram preenchidas, em sua maioria, por mulheres. Ele explica que o curso é voltado para as pessoas que já têm experiência na área, mas não possuem qualificação necessária, e aos que têm interesse.

"A comunidade estava esperando ansiosamente por esse curso para se qualificar, obter o certificado e desempenhar o papel com mais capacidade técnica. Está sendo importante porque é um meio de conseguir um emprego, já que muitos profissionais não são qualificados e aqui conseguimos prover isso”, explicou.

Segundo a facilitadora Géssyca Matos, profissional que ministra as aulas, é utilizada uma metodologia de aprendizagem que se divide entre teoria e prática.  “Durante o curso, aprenderemos o que é ser um cuidador de idoso, quais suas características, seu papel, higiene, conforto, técnicas de ambulação, doenças que atingem o idoso, e com a prática, faremos banhos de inspeção e primeiros socorros com exercícios e dinâmicas”, detalhou.

Cuidar de um idoso exige muito mais do que amor, exige habilidades profissionais para atender as necessidades essenciais desse público, como é o caso da dona de casa Márcia Boldon, que tem uma avó acamada. “Quis obter mais experiência para poder cuidar dela. Soube do curso através de amigos e vim me inscrever. Estou gostando muito, como é o primeiro dia, temos muito a aprender”, contou.

O pedreiro Antônio Valentim Santos foi o único homem a se interessar pela capacitação. Beneficiado com uma moradia no Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, ele está buscando novas experiências. “Não me identifico com a área da construção civil, pois não me sinto bem. Estava procurando algo para fazer que eu gostasse e quando eu era pequeno, gostava muito de ficar com o meu avô que tinha deficiência visual, por isso me identifiquei com o curso”, relatou.