Projeto Verão 2023 terá Camarote da Acessibilidade e Abordagem Social

Assistência Social e Cidadania
02/02/2023 11h16

O Projeto Verão está de volta e será realizado entre os dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na Orla de Atalaia, pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe. Com o objetivo de ofertar inclusão, proteção social e garantia de direitos, a Secretaria Municipal da Assistência Social atuará no evento com cerca de 30 profissionais por dia no Camarote da Acessibilidade, junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), e com o Serviço Especializado de Abordagem Social.

"O Camarote da Acessibilidade é um espaço que oferta segurança, comodidade e conforto para as PcD ou mobilidade reduzida que acessam os eventos. Dessa forma promovemos a inclusão e essas pessoas poderão curtir o evento com todos. Estaremos disponibilizando profissionais técnicos para atender essas pessoas no que for necessário. Bem como, garantimos a proteção social da população mais vulnerável com a Abordagem Social que promove a identificação de possíveis violações de direitos e faz os devidos encaminhamentos para toda a rede de proteção", explica a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.

Camarote da Acessibilidade
O Camarote da Acessibilidade é uma área exclusiva, adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que dá acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em um espaço privilegiado, onde poderão curtir todos os shows com alegria, conforto e segurança.

O Camarote terá capacidade máxima, por dia, de 80 pessoas, ou seja, 40 PcD e 40 acompanhantes e irá dispor de profissionais técnicos da Assistência Social, além de conselheiros do CMDPcD.

Para acessar o espaço exclusivo, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem se dirigir ao Camarote da Acessibilidade portando documento com foto e que comprove a deficiência.

Serviço de Abordagem Social
O Serviço de Abordagem Social contará com uma equipe composta por cerca de 20 profissionais entre assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no âmbito da Proteção Social Especial, que atuarão em toda a área do Projeto Verão, bem como no atendimento de demandas espontâneas em um estande instalado no evento e encaminhadas através de órgãos da rede de proteção.

Entre as principais violações de direitos que podem ser identificadas pelas equipes estão trabalho infantil, crianças e adolescentes desacompanhados, negligência, violência contra a mulher, idosos e PcD, racismo, racismo religioso e casos de LGBTQIfobia. Para denúncias, orientações e demais encaminhamentos a Abordagem disponibilizará o telefone (79) 9 8102-5822 para atendimentos apenas por ligação.