Prefeitura inicia cadastramento para vacinação nas escolas da rede particular

Saúde
06/02/2023 15h57

Nesta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou o cadastramento das escolas da rede particular para vacinação dos alunos contra poliomielite, covid e outras vacinas. Além disso, pais, professores e funcionários das escolas também poderão ser imunizados.

Para o cadastro, é necessário preencher o formulário que está disponível no site da Prefeitura de Aracaju. De acordo com a referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE) da SMS, Aline Guimarães, a instituição de ensino deve informar e-mail, nome e endereço da escola, assim como nome do responsável e telefone para contato.

“Assim que os formulários forem recebidos, a equipe da Saúde iniciará o contato com as escolas, realizando o agendamento e a articulação do planejamento das ações. Durante o cadastro, será disponibilizado um fluxograma para as instituições, para que possamos alinhar como será nossa estratégia dentro do espaço escolar, bem como o termo de autorização que deverá ser entregue aos pais ou responsáveis”, explica a referência técnica.
 
Vacinação e documentação
Ainda segundo Aline, para a vacinação nas escolas será feito um cronograma. Para receber os imunizantes, pais e responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, além do cartão de vacina e documento da criança. Já para os adultos da comunidade escolar, basta apresentar o cartão de vacina e documento de identificação com foto.

Vacinas ofertadas nas Escolas

* Covid-19:
- 3 e 4 anos (CoronaVac);
- 5 a 11 anos (Pfizer pediátrica);
- 12 a 17 anos (Pfizer adulto);
- 18 anos (AstraZenica)

* Pólio (Paralisia Infantil):
- Esquema de VIP - 2, 4 e 6 meses;
- Esquema de VOP - 15 meses e 4 anos;
- E faixa etária da campanha da pólio - 1 a 4 anos.

* Hepatite A
* Hepatite B
* Penta
* Pneumo 10
* Rotavírus
* Meningo C
* Febre Amarela
* Varicela
* HPV
* Tétano (DTP)
* dTpa
* Tríplice Viral
* Meningo ACWY