Creches municipais entram em recesso por 15 dias a partir desta quarta-feira, 8

Educação
07/02/2023 09h50

A partir desta quarta-feira, dia 8, as unidades de educação infantil mantidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que oferecem serviços de creche integral e atendem crianças de até 3 anos e 11 meses, entrarão em recesso por 15 dias. Na capital, há um conjunto de 23 instituições que ofertam o serviço.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Núbia Lira, as turmas que têm atendimento integral mantêm o funcionamento mesmo após o período de férias, com atendimento dos profissionais da creche.
 
“A gente praticamente não tinha recesso nas creches, mas fomos diagnosticando o que era necessário para poder, tanto estruturar melhor o espaço, como formar os profissionais O ano letivo de 2022 se encerra, conforme calendário específico de creche, no dia 8 de fevereiro de 2023. Portanto, a gente aproveita esse encerramento com 15 dias de recesso para a manutenção das unidades, limpeza mais intensiva, higienização, reorganização dos espaços e readequação”, explicou. 

Para que as crianças iniciem o novo ano letivo, além de questões estruturais e organizacionais do espaço, ao longo desse período, a Semed promove a formação dos profissionais e reunião com diretores. O intuito dos cursos formativos é cuidar não somente da estrutura física das unidades, como da preparação do corpo docente e de gestores para o para o ano letivo 2023, que conforme o calendário divulgado, será iniciado no dia 27 de fevereiro.  

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luíza Mesquita Rocha, Érica Rejane, destacou a importância da pausa para a instituição, especialmente para que os profissionais possam organizar as rotinas escolares e o plano pedagógico.
 
“Esse é o período que nós vamos conseguir fazer com calma a parte estrutural para conseguir receber os alunos, inclusive os novos. Nessa pausa, nós vamos conseguir organizar de forma mais cautelosa, mais minuciosa, também, o plano pedagógico e a rotina escolar, visando acolher os alunos regulares e os novos estudantes da melhor forma”, concluiu.