Projeto Verão 2023: Tenda Multicultural ofertará oficinas de cultura popular

Cultura
07/02/2023 15h56

Realizado pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2023 promoverá quatro oficinas culturais na Tenda Multicultural, montada na Arena Criativa, no estacionamento da Passarela do Caranguejo. As oficinas, que serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia, levarão aos participantes conhecimentos da cultural local.

No sábado, dia 11 de fevereiro, serão ofertadas as oficinas de Danças da Cultura Popular, ministrada pelo dançarino Milton Leite, das 9h às 10h30; e de Percussão para Cultura Popular, com o mestre Ton Toy, das 10h30 às 12h. Mais duas oficinas são ofertadas no domingo, dia 12: a oficina de Quadrilha Junina – Xote, Xaxado e Baião –, com o professor e marcador Elói Filho, das 9h às 10h30; e a oficina de Edição de para as Redes Sociais, com o diretor artístico Luan Allen, das 10h30 às 12h.

O instrutor Milton Leite garante que a Oficina de Danças da Cultura Popular levará muita diversão e brincadeira ao público, dentro de uma metodologia simples de ensino. “Trabalharemos algumas manifestações populares de Sergipe, a exemplo do Samba de Coco, Guerreiro, São Gonçalo e trazer um segmento do frevo, por estarmos perto do Carnaval. No final, terá uma breve coreografia, para mostrar o que foi aprendido”, explica.

Para o marcador Elói Filho, a oficina aproxima a população aos principais ritmos da identidade cultural local. “Através dos movimentos básicos, os participantes vivenciam um pouco da cultura do ciclo junino, com uma presença marcante da essência das quadrilhas juninas, no momento do desenvolvimento”.

O mestre Ton Toy, que desenvolverá a oficina de Percussão, também trará a cultura popular da região, por meio da música, nas manifestações tradicionais. “Iremos vivenciar a Chegança, Cacumbi, Samba de Pareia, entre outros ritmos, com exercícios corporais baseados nas divisões, facilitando a compreensão. Cantaremos e festejaremos esse momento de valorização cultural. Terá instrumentos à disposição do público: pandeiros, zabumbas, tambores, agogôs, tamborins e ganzar”, informa.

A oficina de edição para redes sociais, por Luan Allen, fecha a programação de oficinas da Tenda Multicultural com técnicas e dicas para os que desejam aprofundar o conhecimento em vídeos e fotografias no meio digital.

Além das quatro oficinas oferecidas na Tenda, a Arena Criativa contará com oficinas circenses e fotográfica, além da vasta programação cultural, musical e artística.