Serviço de Acolhimento à Saúde Trans chega à UBS do Getúlio Vargas

Saúde
07/02/2023 16h44

Foi pensando no acolhimento às pessoas transexuais, travestis, transgêneros e não binário que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS), que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a ofertar, a partir desta quarta-feira, 8, o Serviço de Acolhimento à Saúde Trans de Aracaju (SAST AJU) também na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas. O serviço já está presente na UBS Roberto Paixão, no 17 de Março.

O serviço é realizado segundo as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, instituída desde o ano de 2011 pela Portaria nº 2.836/11. “A ideia é que este acolhimento às demandas de Saúde Trans seja expandido às demais UBSs da capital, por meio de capacitações e sensibilização dos profissionais. Nosso objetivo é aproximar esse público dos serviços de saúde e construir um processo de vinculação para o cuidado dentro da lógica de territorialidade”, explica a coordenadora do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), Tácia Suane Martins.

Acesso ao serviço
Os interessados deverão realizar o agendamento de segunda a sexta-feira em horário comercial, pelo telefone 0800 729 3534 e selecionar a opção 8, que é destinada ao Serviço de Acolhimento à Saúde Trans de Aracaju. No momento da ligação, o paciente poderá informar em qual das duas unidades deseja receber o atendimento.

“Na data agendada, as pessoas devem dirigir-se até a recepção da UBS indicada com RG, CPF, comprovante de residência e informar que dispõe de consulta agendada. A partir daí, elas poderão receber os serviços disponíveis naquela unidade, como consulta clínica, realização de testagens e exames, atendimento odontológico, enfim, tudo aquilo que pode ser ofertado no âmbito da Atenção Primária”, orienta.

Para as pessoas que, porventura, tenham alguma dificuldade com o agendamento, a Secretaria solicita o preenchimento do formulário para que um operador possa acioná-lo diretamente.

Atendimento
A proposta do atendimento é aproximar essa população dos serviços já consolidados nas Unidades de Saúde da Família, haja vista que este segmento tem se ausentado das práticas de saúde preventiva por insegurança e receio de condutas transfóbicas.

“O intuito de termos unidades de referência no âmbito da Atenção Primária para essa população é o de trabalharmos com a lógica da prevenção. Dessa forma, o Serviço de Acolhimento à Saúde Trans de Aracaju se consolidada como um marco da Prefeitura para o atendimento aos corpos trans, uma vez que suas particularidades são entendidas e respeitadas, e suas necessidades devidamente encaminhadas, como aquelas referentes à demandas de Atenção Especializada”, enfatiza.

Planejamento Estratégico
Voltado para a discussão destas políticas, a SMS realiza processos de capacitação nas 45 UBSs. Inicialmente, essas atividades foram trabalhadas com os profissionais das recepções das unidades, instruindo-os sobre o conceito de nome social e sua usabilidade no prontuário. O foco nas recepções deve-se ao  primeiro contato, considerando que, por ser a porta de entrada para os serviços do SUS Aracaju, o paciente deve ser respeitado e acolhido desde o momento inicial.

“O nome social também foi reorganizado dentro do prontuário eletrônico para que, toda vez que for preenchido, apenas ele passe a ser exibido. O nosso principal compromisso é ofertar serviços à população trans de forma acolhedora. É importante que a pessoa chegue aos serviços da Rede Municipal de Saúde e tenha a certeza de que ela será tratada com a dignidade que lhe é de direito, uma vez que o respeito as suas particularidades de viver e existir é uma obrigação rememorada constantemente com nossos servidores”, reforça Tácia.