Modernização do parque de iluminação pública de Aracaju chega a 94,5%

Infraestrutura
08/02/2023 10h00

A Prefeitura de Aracaju está próxima de consolidar um marco para a capital sergipana, reflexo de um trabalho que prioriza o desenvolvimento, a inovação e a qualidade de vida: a modernização do parque de iluminação pública. Já em fase final, o processo alcançou a marca de 94,55% de execução, com cobertura quase que por completo em todos os bairros.

Dos 59.610 pontos de luz da capital sergipana, o serviço de troca de lâmpadas de vapor de sódio por LED já foi realizado em 56.359 ponto. Significa que, para finalizar, restam aproximadamente 3 mil luminárias a substituir.

O bairro Jardim Centenário, situado na zona Norte da capital, foi o primeiro a ser 100% coberto por LED. Nos demais bairros, o serviço é executado com celeridade, e todos têm modernização superior a 90%, exceto o bairro Gameleira, que conta com 88,38% de realização.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, ressalta os benefícios da modernização.

“A mudança é bastante perceptível, é nítido que a cidade já está melhor iluminada. Além da alteração visual, isso aumenta também a sensação de segurança, os pontos de escuridão praticamente deixam de existir em toda a cidade. Há, também, uma implicação na questão de recursos públicos, já que as luminárias de LED são mais econômicas que as antigas. É um processo que traz benefícios em diversos aspectos e vai deixar um legado importante para a cidade”, elogia o gestor.

A modernização do parque de iluminação, liderada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura de Aracaju. A conquista foi viabilizada pela Parceria Público-Privado (PPP) estabelecida entre a gestão municipal e o consórcio Conecta Aracaju S/A, que vai gerir o parque de iluminação pública pelos próximos 13 anos.

O contrato prevê a implementação de iluminação especial em 16 pontos turísticos da capital, que está em fase de conclusão do marco II, e da telegestão, que é um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento, que possibilita a troca de informações de forma virtual.