Projeto Verão 2023: desenvolvedores de esportes destacam expectativa para o evento

Juventude e Esporte
11/02/2023 06h00

O Projeto Verão 2023, realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, contará com diversas atividades esportivas organizadas pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), as quais acontecerão neste sábado e domingo, dias 11 e 12, na Orla da Atalaia e Pôr do Sol.

A programação contempla competições, apresentações, exposições e minicursos de mais de 30 atividades recreativas e de mais de 20 modalidades esportivas, na Arena Criativa, na Arena Beach, montadas na Praia da Cinelândia, e na Orla Pôr do Sol. 

O skate é uma das modalidades que estarão no Projeto Verão 2023 e será desenvolvida na Pista de Patinação Larissa Barata, no sábado, das 8h às 17, e no domingo, das 8h às 12h. O skatista Charles Starrett ressaltou a importância de o esporte estar inserido no evento, por ser uma modalidade que, cada vez mais, vem ganhado destaque e sendo respeitada.

“Estamos conseguindo trazer a inclusão dentro do esporte, não só da galera que já anda de skate, mas também de quem está começando, de quem quer saber como funciona. Por isso, além da expectativa para ver boas manobras, estamos com expectativa da galerinha que está querendo aprender”, disse o atleta.

No domingo, a partir das 15h, quem dominará a Pista Larissa Barata será o grupo “Patins Urbano Sergipe”, que participará do evento pela primeira vez e apresentará quatro estilos da patinação: dancing, slalom, slide e jump. Um dos administradores do grupo, Cláudio Franchin, destaca a satisfação e a ansiedade por participarem.
 
“Teremos a oportunidade de apresentar para o público o mundo da patinação, modalidade que cresceu no Brasil, tanto como hobby, quanto como meio de transporte, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Mostraremos que há como juntar um esporte com a sensação de liberdade”, afirma o patinador.

O último dia do evento na Arena Criativa será embalado pelo breakdance, estilo de dança de rua que surgiu da cultura hip hop, influenciada pelos afro-americanos e latinos na década de 70, em Nova Iorque, Estados Unidos. O grupo Embrazados Crew se apresentará das 12h às 13h.

Para o integrante do grupo, Wesley Teninho, o Projeto Verão proporcionará visibilidade ao breakdance, por ser um evento que abrange todo tipo de público. “Aqui em Sergipe, tem muitas pessoas que não conhecem, por isso a gente quer divulgar ao máximo, para difundir essa cultura, porque existem vários campeões no estado. Inclusive, em 2024 o break vai estar presente nas Olimpíadas de Paris como uma nova modalidade”.

O Projeto Verão 2023, para além de proporcionar momentos de lazer, diversão e prática de atividade física, será uma ocasião de fortalecimento do esporte na nossa capital, atraindo atletas para participarem e espectadores para conhecerem melhor cada modalidade e a importância delas.