Usuários do Centro Dia celebram o carnaval com o Bloco da Inclusão

Assistência Social e Cidadania
10/02/2023 15h12

Diversão, alegria e muito frevo. Assim foi o Bloco da Inclusão dos usuários do Centro-Dia para Pessoas com Deficiência, gerenciado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social. Celebrando o Carnaval, os usuários brincaram durante toda a manhã desta sexta-feira, 10, em um simbólico desfile carnavalesco na travessa Canaã, bairro Pereira Lobo.

A ação teve como objetivo promover a integração e fortalecer a autoestima dos usuários do equipamento da política da Média Complexidade da Proteção Social Especial (PSE). "É um momento de interação e apropriação da cultura popular mostrando a equidade dos serviços prestados pela Assistência Social, além de proporcionar um espaço de diversão, socialização e contato comunitário", explica o coordenador da PSE, Edilberto Filho.

A educadora social Maria Betânia Cardoso, profissional responsável por idealizar o Centro-Dia Folia, destaca que o Bloco da Inclusão acontece há sete anos e está retornando após um período de pausa devido a pandemia. "Todos os adereços foram produzidos pelos nossos usuários, isso é o mais importante pra nós, porque eles participam de todo processo. Com isso, nós fazer com que a cultura e a tradição se perpetuem. É uma boa oportunidade que temos de integrar a comunidade, a equipe, os usuários e seus familiares. Com essa felicidade que a gente coloca nessa atividade, nós mantemos a tradição e perpetuamos a cultura que é tão importante pra todos nós", destaca.

A dona de casa Ana Lúcia dos Santos é deficiente visual e usuária do Centro-Dia desde a sua implementação. Ela não perde as atividades do equipamento e diz que estava ansiosa para o bloco de carnaval. "Eu estou muito feliz, é um momento muito especial para mim, estava ansiosa e todas as festas que eu posso participar, estou aqui e ajudo. Todos os anos participei do Bloco da Inclusão, desde a sua criação", diz.