Projeto Verão 2023: atividades na Arena Criativa movimentam a abertura da edição

Agência Aracaju de Notícias
10/02/2023 20h30

Após dois anos sem ser realizado, por conta da pandemia da covid-19, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura locais.


A abertura da programação foi realizada nesta sexta-feira, 10, com as atividades realizadas desde a manhã na Arena Criativa, localizada no estacionamento da Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia. Entre as ações realizadas, os aracajuanos e visitantes puderam curtir a segunda edição do campeonato E-Serigy Summer, competição gamer que agitou os presentes.


A competição oferece cerca de R$ 6 mil em premiações e faz parte da rede de torneios de eSports promovidos pela Federação do Estado de Sergipe do Esporte Eletrônico (Fesee), em edição especial para o Projeto Verão. Abertas ao público, as partidas acontecem até o domingo, 12, das 10h às 20h, e são transmitidas online, através da Twitch, pelo endereço eletrônico: https://m.twitch.tv/eserigy 


Responsável pela organização da Arena Games, Danilo Tavares destacou a importância de realizar uma competição como essa, num evento do porte do Projeto Verão. “Essa é uma oportunidade ímpar de apresentar os esportes eletrônicos para Sergipe e também para o nordeste, pois conseguimos atrair representantes de vários estados nordestinos. Isso mostra que a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado entenderam a força do eSports e como ele pode promover chances de futuro, carreira e competitividade para os participantes”, comemora. 


Ainda de acordo com Danilo, foram selecionados cerca de 400 atletas, desde a etapa online até a presencial, para disputar as seletivas. “Serão cerca de 100 atletas disputando o futebol digital, além de 8 equipes de Valorant e mais 8 de CS Gold na etapa presencial. Teremos as eliminatórias e três equipes de cada categoria subirão ao pódio”, explica. 


Toda essa mobilização empolgou o jogador Miguel Caputo, de 18 anos, e o estimulou a se inserir numa equipe e mostrar os seus talentos. “Jogo Valorant desde o ano passado, vim migrado do CS, e meu sonho é ser profissional. Eu acho muito importante esse incentivo ao eSports, porque não é só um jogo, conseguimos estar juntos e nos divertir. O que fazemos aqui, vai além da tela do computador. Achei da hora essa iniciativa da Prefeitura de Aracaju e do Governo de Sergipe e espero participar de outros eventos como esse”, destacou o integrante da equipe Serigy. 


Apaixonada por games, Tamires Oliveira, de 20 anos, não perdeu a oportunidade de prestigiar os colegas. “Eu jogo vários jogos e acho importante dar visibilidade para esse esporte que está dando oportunidade para vários jovens conquistarem seus sonhos e mudarem de vida. Não podia perder a oportunidade de dar uma moral pra minha galera”, brinca.

 

Iniciativa valorizada e aplaudida pelo psicólogo Matheus Gama, de 28 anos, que destacou os benefícios dos jogos eletrônicos para o desenvolvimento dos jovens e crianças. “Os eSports já tem uma base muito engajada e de muito desenvolvimento cerebral, semelhante ao Xadrez e outras modalidades. Essas atividades demandam uma atividade cerebral muito forte e promover a acessibilidade a eles é incentivar um cenário, tanto financeiramente, na venda de equipamentos, quanto de desenvolvimento tecnológico”, pontuou. 


Além dos games, a abertura do evento mais quente de Sergipe contou com exposições artesanais e a venda desses itens também foram destaque nesta sexta-feira, dentro da Arena Criativa. Ao todo quatro coletivos estão expondo e comercializando suas peças no Projeto Verão, reunindo 70 expositores que apresentam a cultura da nossa terra para sergipanos e turistas.  


Uma delas é a Delorizana Torres, produtora de arte em gesso. “Há três anos eu exponho meus produtos em feiras e sei o quanto isso nos ajuda a vender e fazer o nosso trabalho ser conhecido fora de Sergipe. Eventos como o Projeto Verão nos dão a visibilidade para expor a nossa marca, os nossos produtos e apresentar o nosso trabalho. Estou muito feliz e espero fazer boas vendas durante esses três dias de festa”. 


Sentimento partilhado pela também expositora Lucy Any Calado. “Para nós, que trabalhamos com artesanato, ter a oportunidade de mostrar o nosso trabalho é algo maravilhoso. O turista se encanta, pois sempre quer levar algo diferente, um pedacinho de Sergipe para sua casa e seus amigos. A Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado estão de parabéns por essa iniciativa”, elogia.  


Elogios reforçados por Emanuelle Oliveira, representante do Coletivo Kuña, formado por 24 artesãs e que veio em peso mostrar o seu trabalho no Projeto Verão. “O nosso coletivo é formado exclusivamente por mulheres e eu acho massa frisar isso, pois somos artistas e artesãs que garantem o sustento das suas famílias a partir desse trabalho. Essa parceria da Prefeitura e do Governo de Sergipe é vital para fortalecer o nome do coletivo e o trabalho desenvolvido por essas mulheres. Somos muito gratas por essa oportunidade”, complementou.


O dia foi marcado ainda pela realização de uma oficina de circo, com acrobacias de solo e no tecido acrobático, organizados pela Aldeia e Escola de Circo, além de uma competição de poesias faladas.