Projeto Verão 2023: Camarote da Acessibilidade garante inclusão no evento

Família e Assistência Social
11/02/2023 02h19
Início > Noticias > 98972

Ofertar inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Com este propósito, a Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado promovem o Camarote da Acessibilidade durante o Projeto Verão 2023.

O espaço gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), este ano ganhou uma nova localização. Na areia da praia, com acesso à passarela de madeira, o Camarote tem vista privilegiada dos palcos, além de garantir conforto, segurança e comodidade para quem vai curtir a festa.

"O camarote está na areia de frente para o palco e é bastante acessível, temos uma passarela de madeira plana que não causa empecilhos para os cadeirantes, além disso, o camarote está todo equipado com as cadeiras, e com tudo que a pessoa vai precisar para curtir e ser incluído nessa festa, que é a nossa maior preocupação. O nosso maior desejo é que todos possam fazer parte do Projeto Verão, desse momento de descontração e lazer", conta a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.

A área exclusiva, adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conta com rampa de acesso, dois banheiros, piso tátil de alerta e cadeiras. A capacidade máxima diária é para 80 pessoas, ou seja, 40 PcD e 40 acompanhantes.

Usuários satisfeitos
O estudante Luiz Gustavo Borges Lima possui deficiência física e para ele o camarote da Acessibilidade é uma ótima oportunidade para quem é PcD.  "Nós precisamos de um espaço diferenciado para nosso conforto e para nossa segurança também, e o Camarote da Acessibilidade nos entrega isso. É um ponto bem mais acessível, além de ter uma localização muito boa porque conseguimos ver e ouvir bem os cantores daqui", afirma, feliz.

A professora universitária Francisca Moraes é pessoa cadeirante e contou que veio do município de Nossa Senhora da Glória apenas para ver os shows e quando chegou ao Projeto Verão foi surpreendida com o Camarote da Acessibilidade. "Esse camarote foi uma surpresa boa, até chegar aqui estava pensando em como ia assistir o show, devido ao palco ser na areia. Mas o camarote é bastante acessível, é um espaço um pouco mais elevado o que facilitou bastante o acesso", diz.

A estudante de jornalismo Jane Miranda relatou que acessou o camarote pela primeira vez e teve uma impressão positiva. "Eu vim pois queria muito me divertir e precisava de uma estrutura que pudesse acolher a todos, decidi conhecer o Camarote da Acessibilidade e gostei bastante do que encontrei. Pretendo vir novamente para quando tiver em outros eventos", relata.

Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.