Prefeitura realiza formação para agentes de portaria das escolas municipais

Educação
11/02/2023 12h06

Como mais uma ação de preparação para o início do ano letivo de 2023, aconteceu neste sábado, 11, a primeira etapa da formação destinada aos agentes de portaria que atuam nas escolas da rede municipal de ensino. A formação foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e a empresa Estrela Serviços Terceirizados.

Participaram da formação cerca de 140 agentes de portaria. No encontro, foram abordados temas como relações interpessoais, atendimento ao público e controle de acesso. De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas da Semed, Daisy Cardoso, as formações para profissionais de apoio das escolas iniciaram no ano passado.

“Nós iniciamos com a formação de algumas categorias que estão na escola em relação aos primeiros socorros, também realizamos formação de cuidadores, de professores, de merendeiras. Todo este processo faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. Hoje, nós estamos fazendo acompanhamento dos agentes de portaria, para capacitá-los em relação aos direitos, deveres, tratamento com o público que acessa à escola e a garantia da segurança no ambiente escolar”, explica Daisy.

A formação para os agentes de portaria seguirá no próximo dia 25, em que os profissionais receberão lições práticas, com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). 

“Esse curso está dividido em duas partes: este primeiro momento, que estamos tratando sobre aspectos mais teóricos e importantes a respeito da função do porteiro e vai trazer também alguns aspectos que são importantes das relações que eles estabelecem na escola, para eles entenderem o papel do profissional, que não é só de abrir e fechar portão, mas estabelecer realmente o contato com a comunidade externa e a comunidade interna da escola. No segundo momento, vamos tratar sobre as questões específicas de segurança, para que eles possam entender qual é o papel que eles pode exercer em situações conflituosas na escola e até que ponto eles podem se envolver ou não”, frisa o diretor de formação continuada da Semed, Willams dos Santos.

Participantes

Diego Moraes atua como agente de portaria há um ano e cinco meses na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Núbia Marques. Ele conta que já viveu na prática algumas situações abordadas na formação.

“Já vivi algumas situações em que pais chegam nervosos e eu tive que recebê-los e acalmá-los. Eu  achava que esse não era papel do porteiro e sim da secretaria, mas esse é o meu papel também. Essa formação é fundamental porque assim eu vou ter tanto a parte teórica quanto a prática e vou me sentir mais capacitado para exercer minha função”, conta Diego.

Andreyna Maria é agente de portaria há seis meses na Emef Arthur Bispo do Rosário. Ela conta que a formação está ajudando a entender o seu papel no ambiente escolar. “Está sendo muito importante, estamos absorvendo bastante porque, como foi dito na palestra, não é apenas abrir e fechar portão, nossa função vai muito além disso. O curso está abrindo a nossa mente. A escola que eu trabalho é muito tranquila, mas é importante estar sempre preparada”, reforçou Andreyna.