Projeto Verão: atividades esportivas movimentam a Orla da Atalaia

Juventude e Esporte
11/02/2023 15h38

Neste sábado, 11, a Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, está repleta de aracajuanos e turistas atraídos pelas atividades esportivas do Projeto Verão 2023, organizadas pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel).

Na Arena Beach, a movimentação começou logo no início da manhã, às 7h, com as competições das modalidades: vôlei de praia, altinha, futevôlei, beach tennis, beach tchoukball, MMT cross, futmesa e Surf. No decorrer da manhã, também começaram as disputas de beach soccer, beach Wrestling e a ação de banho de mar assistido e aula de bodyboard com o Projeto Estrelas do mar.

Mas a atenção do público não estava voltada apenas para areia da praia. Enquanto os atletas suavam bastante em busca de medalhas neste dia ensolarado da capital sergipana, os espectadores da Arena Criativa aproveitavam a programação organizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), mostrando gingado na aula de ritmos e zumba, participando as diversas oficinas e torcendo pelos competidores na tenda de games e na área externa com as competições de boxe e skate.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, enfatizou a felicidade com a retomada do Projeto Verão e por a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe ter oportunizado uma programação repleta de atividades para toda a população. “Uma alegria indescritível proporcionar tanta diversão, tantos esportes, de uma forma tão democrática, inclusiva e participativo. A Arena Beach, o mar, a Arena Criativa estão repletos de gente. Um dia muito especial para o esporte”.

Na ocasião, o integrante da comissão do futevôlei, Gladston Menezes, destacou a felicidade do esporte estar sendo tão valorizado no evento. “O Projeto Verão é importante para fomentar o esporte e as atividades esportivas que acontecem no nosso estado; apoiar as federações para mostrar a atividade que ela representa num evento tão grande como esse”, ressaltou o professor.

Se o esporte é valorizado, toda uma estrutura também é reconhecida, a exemplo dos profissionais da arbitragem e atletas, que estão atuando e participando do Projeto Verão. Por isso, o diretor de eventos da Federação Sergipana de Beach Soccer, Nadson Menezes, que também atuou como árbitro da modalidade, reconheceu a importância desse evento na valorização dessa categoria, tão necessária para que as competições esportivas aconteçam. “Quando vem um evento dessa grandeza, a gente fica muito feliz. É uma valorização para todo mundo. O evento está bonito demais e que a gente possa ter mais eventos desse tipo”, destacou.

Quem reforça a ideia é a atleta de beach tennis, Laura Silva, em razão da visibilidade para esporte menos conhecidos. “Ver o beach tennis num evento como esse acaba incentivando bastante gente a conhecer, a ter vontade de praticar, ganhando mais reconhecimento. Aqui é uma praia muito conhecida do estado, então, querendo ou não, quem passa aqui pela orla, acaba tendo o interesse de vir prestigiar”.

O olhar de quem está passando pelas Arenas Criativa e Beach não nega o encantamento com a estrutura e com todas as ações culturais, recreativas e esportivas preparadas para os visitantes.  A espectadora do evento, Joseli Batista, foi assistir ao beach handebol, mas aproveitou para acompanhar outras modalidades, ressaltou como o Projeto Verão tem proporcionado momentos de alegria. "Após dois anos de pandemia, quando tem eventos com handebol, futebol de areia, vôlei, surfe e música tudo fica melhor, porque ajuda tanto no psicológico, quanto no físico e emocional. Tudo fica perfeito”.

As competições das modalidades na Arena Beach e as atividades na Arena Criativa permanecem durante todo o dia, aguardando os aracajuanos para aproveitarem a tarde com esporte e diversão.  

Projeto Verão

Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.