Projeto Verão 2023: esquema de segurança é executado com efetividade

Defesa Social e Cidadania
11/02/2023 17h45

Os órgãos de segurança da Prefeitura de Aracaju e do Governo de Sergipe atuam de maneira articulada para executar o planejamento que vem proporcionando tranquilidade ao público do Projeto Verão 2023. Por dia, aproximadamente, 500 profissionais estão envolvidos nas ações preventivas e ostensivas, reforçadas pelo aparato tecnológico de videomonitoramento.

Estão envolvidos no esquema de segurança do evento a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA)e a Defesa Civil, a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), além de vigilância desarmada contratada e bombeiros civis.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, o resultado desse trabalho, na primeira noite de programação, demonstra a eficácia da integração. "Tivemos uma festa tranquila, sem registro de ocorrências pela Guarda Municipal. Em relação aos aspectos estruturais, também não foram identificadas anormalidades. Nossas equipes seguem atuando de maneira coordenada para garantir que o público possa aproveitar a programação dessa grande festa", frisou.

Além dos 200 guardas municipais, que atuam diariamente na área do evento, mais 142 vigilantes desarmados foram contratados para reforçar a segurança patrimonial. "Dessa forma, a Guarda Municipal e a Polícia Militar dedicam-se, prioritariamente, à segurança das pessoas que comparecem ao espaço do evento", indicou o secretário Silvio Prado.

Ele detalha ainda que há estações fixas da Polícia Militar (PM), por toda a Avenida Santos Dumont, e equipes da cavalaria da PMSE na área da praia. Já na Orla Pôr do Sol estão alocados 12 guarda-vidas, com lanchas, bem como na Orla de Atalaia, durante todo o dia, para contribuir com a segurança aquática.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Aracaju atua com grande aparato na Orla da Atalaia e no reforço de segurança no terminal integração da Zona Sul. Com patrulhamento preventivo e ostensivo, os agentes estão distribuídos para cobertura da área em frente aos palcos, com utilização, inclusive, de postos elevados, para melhor visualização da área.

Nas vias adjacentes e terminais, há atuação do Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM). Já os cães farejadores são empregados nas ações preventivas, antes, durante e após a programação, para identificação de materiais ilícitos que eventualmente possam existir na área da festa.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta que a tecnologia potencializa o trabalho preventivo com grande agilidade e assertividade. "Vem sendo executado o monitoramento aéreo, com a utilização de drone, e o emprego do videomonitoramento, com a unidade móvel e câmeras de alta resolução e alcance, com identificação facial. Tudo isso para garantir segurança às pessoas que venham à Orla da Atalaia para prestigiar a programação do Projeto Verão 2023", salientou.

Defesa Civil

Para garantir a segurança estrutural do evento, a Defesa Civil de Aracaju acompanhou todo o processo de terraplanagem e montagem da estrutura de palco e camarote, com análise, inclusive, da qualidade dos materiais empregados.

Durante a programação, os agentes do órgão seguem monitorando, de forma preventiva, o comportamento e a lotação das estruturas montadas.

"Considerando a maior incidência de vento na região onde ocorre o Projeto Verão, reforçamos os estaiamentos, para contraventamentos, que é um procedimento técnico para inibir a força do vento. Além disso, foram realizados testes de carga, para atestar a capacidade suportada pela estrutura", destacou o secretário da Defesa Social.