Projeto Verão 2023: pessoas com deficiência revivem experiência de banho de mar

Juventude e Esporte
11/02/2023 19h32

Neste sábado, 11, primeiro dia de atividades esportivas do Projeto Verão 2023, uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, a Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, dividiu o espaço de bolas e redes, das competições esportivas, com as cadeiras anfíbias que proporcionaram, novamente, a experiência de banho no mar para pessoas com deficiência.

A atividade foi realizada numa parceria com o Projeto Estrelas do Mar (Pem), que também desenvolveu aulas de bodyboard para assistidos do Projeto e participantes do evento.

Na ocasião, a alegria de quem já está acostumado com as ações do Projeto se misturou com a emoção daqueles que, há muito tempo, não sentiam o prazer de, sequer, molhar os pés na água do mar.

Essa era a realidade do diretor de Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), Ulisses Freitas, paraplégico há 14 anos e que, desde então, não aproveitava um banho de mar. Ele relata a emoção proporcionada pelo Estrelas do Mar no Projeto Verão.

“Uma coisa que é simples para outras pessoas, para mim foi emocionante. Segurei o choro. Em ocasiões como o carnaval, por exemplo, a família sempre chama para ir à praia e eu nunca ia, porque eu não sabia se as rodas da cadeira iam conseguir girar, mas graças ao Projeto Estrelas do Mar e ao Projeto Verão eu realizei esse sonho, além de também realizar o sonho de surfar no bodyboard, algo que nunca pensei ser possível nem quando ainda andava” relata o para-atleta.

Quem também provou desse sensação foi Regivaldo Santos, paraplégico há 30 anos, e há oito não entrava no mar. Ele relata a satisfação de novamente voltar a sentir a água salgada, agora numa cadeira adaptada. 

“Foi algo surpreendente. Pensei que não fosse gostar por talvez ter medo, mas foi muito bom ficar na cadeira sem ter a onda forte batendo no corpo. Esse evento é muito necessário pra proporcionar as pessoas com deficiência a interação com a sociedade, que participem e que possam se sentir vivas”.

A presidente do Pem, Francine Mocelin, pontua que: “para muitas pessoas o banho de mar assistido é apenas um banho, mas as pessoas com deficiência, que nunca tiveram esse contato, pode ser até mesmo a oportunidade de pegar uma onda com o bodyboard, sendo um momento muito gratificante. Nós, voluntários do Projeto, podemos proporcionar esse momento, essa emoção”.

A programação do Projeto Verão 2023 foi construída pensando na inclusão, de maneira que oportunizasse a todos os públicos o lazer, a alegria, a integração através da cultura e do esporte, fazendo com que o espaço de pessoas com deficiência seja respeitado e reconhecido.

Neste domingo, 12, as cadeiras anfíbias estarão à disposição, das 9h às 15h, para que os interessados também tenham a oportunidade de entrar no mar.

Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura locais.