Projeto Verão 2023: público aprova a segurança do evento

Defesa Social e Cidadania
12/02/2023 14h19

Em dois dias de programação, o Projeto Verão 2023 já reuniu um público de, aproximadamente, 140 mil pessoas, na praia da Atalaia. Com o forte aparato de segurança empregado, os foliões aproveitam com tranquilidade e alegria o evento.

O cabelereiro Luiz Menezes considera o evento sinônimo de calmaria e segurança. "A segurança está o máximo. É a primeira vez que venho e está bastante confortável. O clima é muito bom", afirmou.

Para quem vai ao evento trabalhar, esse quesito também é determinante e contribui com o sucesso das vendas. A comerciante Juliana Santos ressalta que o ambiente, no Projeto Verão, proporciona essa condição. "A segurança está ótima. Não há do que reclamar. Chegamos e saímos com tranquilidade", frisou.

O volume de profissionais envolvidos nesse esquema operacional chama a atenção do público. Em média, 500 profissionais atuam diariamente na execução de ações preventivas e ostensivas nos espaços onde ocorrem as programações e nas áreas adjacentes ao evento.

Esse aspecto foi observado pela engenheira civil, Amanda Costa, desde a entrada na Orla da Atalaia. "Deu para perceber que a segurança está reforçada, desde a entrada até a área onde ocorrem os shows. A gente consegue observar a grande quantidade de guardas e policiais. Nos sentimos muito seguras aqui", destacou a jovem, que foi aproveitar o segundo dia de programação com um grupo de amigas.

A também engenheira, Ana Beatriz Nascimento, ressalta que essa lógica se aplica desde a abertura das atividades do Projeto Verão, na sexta-feira, 10. "Vim no primeiro e no segundo dia do evento. Gostei bastante. Me senti segura. O ambiente está agradável e tranquilo, para vir com a família e com os filhos. Tem muitos guardas na avenida e próximo aos shows. Vimos as viaturas na areia da praia, também. Estão de parabéns pelo trabalho", pontuou a engenheira.

Acostumada a adotar precauções que favoreçam a sua segurança, a professora Elaine Ramos conseguiu aproveitar a festa sem preocupação. "Me senti bastante segura. Vi muitos guardas municipais em toda a área e não presenciei nenhuma confusão", relatou a professora.

Atuação

A segurança do evento está sendo garantida pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBMSE).

A GMA atua com um efetivo de 200 guardiões por dia, dispostos em patrulhas itinerantes e em pontos fixos estratégicos com viaturas na faixa de areia da praia da Atalaia. Estão sendo empregados, ainda, cães farejadores, antes e durante o evento, na busca por possíveis entorpecentes e/ou armas, além do videomonitoramento de alto alcance e identificação facial, monitoramento aéreo, plataformas elevadas de observação e motopatrulhamento.

Já da PMSE, 100 policiais militares atuam diariamente, em quatro unidades envolvidas: Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Radiopatrulha (BPRP), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Esquadrão de Polícia Montada (EPMON) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

Do Corpo de Bombeiros, 96 bombeiros militares foram divididos nos três dias de evento: 30, na sexta-feira, dia 10; 30, no sábado, dia 11; e 36, no domingo, dia 12, que estarão tanto na Atalaia como na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.

A segurança conta, ainda, com a vigilância desarmada, num efetivo de 142 vigilantes, e também com 80 bombeiros civis. Com relação à estrutura, a Defesa Civil de Aracaju faz o acompanhamento da montagem, atuou com vistorias antes do evento, além da verificação dos materiais, teste de carga e monitoramento durante o festival.

Projeto Verão

Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.