Projeto Verão 2023: Orla Pôr Sol recebe competições das modalidades aquáticas

Juventude e Esporte
12/02/2023 15h56

Neste domingo, 12, a Orla Pôr do Sol, localizada no bairro Mosqueiro, zona Sul da capital, foi a casa das competições aquáticas do Projeto Verão 2023, uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe.

A estrutura montada no local e no Rio Vaza-Barris recebeu as disputas do aquathlon, que abriu a programação às 7h. Em seguida ocorreu a disputa do stand up, às 10h e, por fim, a corrida de barcos, composta por 90% de pescadores ribeirinhos. Todo esse clima de competição e de celebração, também, embalados pelo som dos Djs Zizzi e Samy.

Acompanhando de perto as modalidades, o gestor da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destacou a importância de a Orla Pôr do Sol estar inserida no evento e também das modalidades participarem da programação.

“Momento muito especial, esse cartão postal de Aracaju não poderia ficar de fora do Projeto Verão 2023, reforçando a importância do esporte. Tivemos o aquathlon, o stand up, a corrida de barcos dos ribeirinhos. Uma grande festa que faz jus a esse evento”.

Ao final das disputas, houve a consagração dos vencedores das três modalidades. O instrutor de stand up Leonardo Ferreira, vice-campeão na segunda bateria da modalidade, partilhou a felicidade por subir ao lugar mais alto do pódio e pela participação da modalidade no evento.

“A inserção desse esporte no evento é algo muito bom, que eu acho que deveria ter todos os anos, pois incentiva a toda comunidade e ajuda, direta e indiretamente, as pessoas introduzirem no esporte. Esse evento está maravilhoso e superou as minhas expectativas”

Na categoria feminino do stand up, a vencedora foi a delegada Marília Miranda, que aproveitou a ocasião para falar sobre a experiência de participar do Projeto Verão disputando nessa modalidade. 

“Muito bom estimular o SUP e é gratificante porque é um esporte muito democrático, desde crianças até idosos praticam, a depender do uso da prancha adequada e o Projeto Verão trazer isso para a Orla Pôr do Sol foi fantástico”, reconheceu.

A vencedora do aquathlon, a professora de educação física Leidiane Menezes, que no Projeto Verão realizou a sua primeira prova da modalidade, ressaltou a alegria de participar da competição.

“Uma experiência incrível juntar dois esportes tão importantes [corrida e natação] com um espaço legal para a gente praticar, com tudo muito tranquilo e organizado. A inserção do esporte nessa dinâmica foi maravilhosa par incentivar a saúde, a qualidade de vida. Eu como professora apoio demais isso”.

Mas a felicidade não tomou conta só dos participantes, as pessoas que estavam ali acompanharam atentas e participavam incentivando os competidores.

Para a dona de casa Maria Luzia, que assistia às disputas, o Projeto Verão é um momento de celebração, que proporciona felicidade. Por isso, ela destaca: “é muito importante para o nosso bairro, para a nossa comunidade esse momento, porque traz alegria, conhecimento, faturamento, renda. Por isso, a Prefeitura está de parabéns pelo Projeto Verão”.

Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.