Projeto Verão 2023 promove competição de boxe em homenagem ao pugilista Maguila

Juventude e Esporte
12/02/2023 20h00

Este domingo, 12, último dia do Projeto Verão 2023, realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, foi marcado pela II Copa de Boxe Adilson Maguila, uma homenagem a esse grande pugilista sergipano.

Ao todo, a competição contou com a participação de 95 atletas de Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas, disputando tanto no masculino, quanto no feminino, nas categorias: classe cadete (16 anos), classe juvenil (17-18 anos), classe elite (acima de 18 anos).

Para o organizador da copa, Valter Duarte, foi uma satisfação enorme ter o boxe na programação do evento, por ser uma realidade que vai mudar vidas, já que dá oportunidade a todas as modalidades esportivas, culturais e artísticas. 

“O Projeto Verão, dando oportunidade a essa Copa Adilson Maguila, vai despertar em vários jovens a vontade de aprender o boxe e se tornar um Maguila, um Valter Duarte, um Popó, um Robson conceição, um campeão olímpico”, enfatiza o organizador.

Batizado por José Adilson Rodrigues, reconhecido como Maguila, a competição carrega o seu nome por ele ser uma referência na modalidade, já que, dentre tantos títulos, foi o primeiro brasileiro a se sagrar campeão dos pesos pesados do boxe, em 1995, e, sem dúvida, por ter nascido em Sergipe.

Durante a copa, a esposa de Maguila, Irani Pinheiro, esteve presente para celebrar essa homenagem ao ex-pugilista, que, atualmente, convive com uma encefalopatia traumática, popularmente conhecida como demência pugilista. Na ocasião, ela destacou a emoção do ídolo sergipano ao saber que seria homenageado.

“Ele ficou muito emocionado por ser em Sergipe, a terra onde ele nasceu, e feliz ao mesmo tempo, de falar ‘olha, eu estou aqui, a minha história continua’, por isso estou aqui, com o maior prazer, para representá-lo”, finalizou a advogada.

Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.