Projeto Verão 2023: ribeirinhos celebram competição de canoa a vela na Orla Pôr do Sol

Juventude e Esporte
12/02/2023 21h00

A Orla Pô do Sol, localizada no bairro Mosqueiro, zona Sul de Aracaju, um dos cartões postais da capital, sediou neste domingo, 12, a competição de canoa a vela do Projeto Verão 2023, evento promovido pela Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado. 

Participaram da competição cerca de 50 barqueiros, disputando em duas regatas de sete e oito metros. O responsável por inserir a modalidade no evento foi o representante das Canoas a Vela Sergipanas é Marcos André, que reconhece o significado dessa competição e aproveitou para parabenizar os governos municipal e estadual por proporcionar esse momento aos ribeirinhos.

 “A gente parabeniza a Prefeitura e o Governo do Estado, que fizeram a inclusão dessa cultura dos ribeirinhos, que é a canoa a vela, que fizeram bonito nesse festival. Isso é uma maravilha, então a gente só tem a agradecer: pescadores, canoeiros e toda comunidade”.

A competição celebrou a cultura da canoagem e reconheceu o trabalho que esses ribeirinhos desenvolvem, de maneira que contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural de Aracaju e de Sergipe, através do trabalho de pesca e transporte no Rio Vaza-Barris. 

O motorista e barqueiro Robson Nascimento ressaltou como esse momento foi necessário para dar visibilidade à canoagem a vela.

“A gente tem lutado há muito tempo por isso e é muito gratificante conseguir, de passo a passo, junto com todos vocês, que dão força. É muita felicidade, porque antes a gente não tinha, e hoje temos a maior satisfação do mundo pela inclusão no Projeto Verão”, pontua o competidor.

A competição dos barcos não só alegrou quem estava participando, mas também quem foi à Orla Pôr Sol para prestigiar esse momento de grande relevância para a comunidade. Esse é o caso da auxiliar administrativa Gleice Alves, que falou sobre como a modalidade contribui para toda uma estrutura social.

“É muito importante, porque valoriza a cultura do estado, o esporte, incentiva as pessoas a participarem cada vez mais dos eventos. É muito bom participar do Projeto”, disse a moradora do Mosqueiro.

Confira o pódio de cada regata:

Regata de sete metros:

1º lugar: Dono do Rio 
2º lugar:  R 8
3º lugar: Paraisópolis 

Regata de oito metros:
 
1º lugar:  Eduardo Júnior
2º lugar: Canarinho
3º lugar: Samaritano
 
Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.