O Projeto Verão 2023, encerrado neste domingo, 12, foi um sucesso de público e garantiu inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Camarote da Acessibilidade, estrutura gerenciada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).
O Camarote, adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contou com rampa de acesso, dois banheiros, piso tátil de alerta e cadeiras.
“Nesse Projeto Verão a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe promoveram um camarote com localização privilegiada, um espaço completamente acessível, que garantiu o acesso através da passarela de madeira da Praia da Cinelândia. Nosso objetivo é promover a inclusão, fazer com que todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida se sintam parte da festa, tenho certeza que esse objetivo foi atingido”, afirma a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.
A presidente do CMDPcD, Natália Vasconcellos, destaca que o colegiado, enquanto órgão fiscalizador, participou da vistoria na montagem da estrutura, bem como esteve presente no espaço durante os três dias do Projeto Verão 2023.
“Nós do CMDPcD fizemos a fiscalização na montagem da estrutura, apontamos as alterações que foram feitas, fizemos todos os testes e constatamos que ficou perfeito em relação ao piso, a acessibilidade das pessoas com deficiência, sem contar o banheiro privativo para as pessoas que usam o camarote. Com relação à localização já está muito melhor do que no Réveillon, próximo à passarela de madeira, todos estão conseguindo visualizar bem os shows e ouvir bem as músicas, o evento foi um sucesso”, destacou.
Aprovação
O espaço este ano ganhou uma nova localização. Com vista privilegiada dos palcos, garantiu conforto, segurança e comodidade para quem aproveitou para curtir a festa.
Jefferson Silva Lima é cadeirante e acessou o Camarote no sábado, 11, para assistir ao show do cantor Projota, de quem é fã, chegando a se emocionar com a apresentação.
“No Réveillon eu não vim para a Orla porque achei que não conseguiria aproveitar o show, vi a mudança de localização no Projeto Verão e decidi participar, nesse local ficou ótimo. Sou fã do Projota e me emocionei muito no show dele, as músicas dele são inspirações pra mim. A estrutura do camarote está ótima, deu pra curtir o show, amei”, disse, feliz.
O autônomo José Ilton Maia de Jesus é cadeirante e acessou o Camarote da Acessibilidade no último dia do Projeto Verão para aproveitar os shows de Maneva e Toni Garrido e aprovou a estrutura do espaço.
“Essa foi a primeira vez que vim na Orla, não conhecia a extensão da passarela de madeira e amei a conexão que foi feita com o Camarote da Acessibilidade. Amei, consegui aproveitar bastante o show, foi ótimo”, relatou.
A aposentada Cleodice Batista sempre acessa o Camarote da Acessibilidade nos eventos promovidos ou com participação da Prefeitura. Para ela, o atendimento dos profissionais é o ponto principal.
“Achei muito bom, os profissionais nos atendem muito bem, foi maravilhoso. O Camarote ficou perfeito, a visibilidade, a equipe tem muito cuidado com a gente, muita preocupação, amei”, fala.
Já o cadeirante Flávio do Carmo Cruz aprovou o espaço e disse que espaços como o Camarote da Acessibilidade são essenciais para que as pessoas com deficiência possam participar dos eventos com comodidade e segurança.
“Pra gente que é deficiente, cadeirante, a gente tem muita dificuldade de encontrar locais que a gente possa sair e ficar confortável, então a estrutura aqui no Projeto Verão foi toda propícia pra gente ter maior conforto, ficar muito mais a vontade e poder desfrutar da festa como qualquer outra pessoa”, enfatiza.
Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.