Prefeitura realiza curso formativo para cuidadores de creche

Educação
13/02/2023 12h21

No sentido de qualificar os profissionais da rede municipal de ensino para o melhor atendimento possível à população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da 
Coordenação de Educação Infantil (Coeinf) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está promovendo a Formação para Educadores de Crianças em Creche. O evento começou na manhã desta segunda-feira, 13, segue até a tarde da terça-feira, 14, e está sendo realizado em auditórios da Faculdade Amadeus.

Durante esses dois dias de curso formativo, os cuidadores participam de palestras, vivências, dinâmicas e oficinas. Dentre os temas abordados, a relação adulto e criança, o "ser cuidador", situações cotidianas nas creches e as fases do desenvolvimento infantil. A coordenadora de educação infantil da Semed, Núbia Lira, explica que esta qualificação é promovida pensando no que as famílias esperam quando deixam seus filhos sob os cuidados dos profissionais da rede.

"Estamos aproveitando este período de recesso das creches para qualificar nossos profissionais. Desde o momento em que a família entrega a criança na escola, até o momento em que vão buscar, são cerca de dez a onze horas de tempo em que nós cuidamos e promovemos a aprendizagem e o desenvolvimento de bebês e de crianças. Uma fase delicada, mas importante para qualquer ser humano. O adulto potente é o que começou a ser encorajado neste período. É na primeira infância que conseguimos apontar caminhos e descobrirmos formas de ser mais autônomos e corajosos", afirma a coordenadora.

Ao todo, 320 cuidadores participam da formação. Para um aproveitamento mais específico por parte de cada profissional, em oficinas e dinâmicas, foram formados dois grupos com escolas das oito regiões da capital. "Além de toda a equipe da Coeinf estar envolvida neste curso, também contamos com a participação do professor da Universidade Federal de Sergipe, José Américo Menezes, contribuindo pela segunda vez em uma de nossas formações", explana Núbia.

Cuidadora da creche na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Maria Givalda da Silva Santos, no bairro Soledade, Cristiane Santos diz que é um prazer estar participando de mais uma formação promovida pela Educação de Aracaju. "Agradeço por nos proporcionarem esse contexto de aprendizados para o nosso trabalho com as crianças. Vivemos mais na escola do que em casa e educar é uma satisfação muito grande, temos que ter um olhar de afeto. Estou achando este momento gratificante e vou levar todos os aprendizados comigo, para aplicá-los todos os dias", expressa.

Da Emei Zalda Gama, no bairro Capucho, a cuidadora Marília Farias comenta que o conteúdo das formações tornam o trabalho mais leve e produtivo. "Nosso dia a dia não é muito fácil, mas a cada ensinamento e experiência, aprendemos ainda mais a enxergar e respeitar o outro do jeito que ele é. Saber como é a criança e o que ela passa em sua vida é muito importante. Isso eu pratico com os meninos da creche, mas também levo para casa, me ajuda a lidar melhor no meu meio familiar, inclusive", pontua.

Formações
Os cursos formativos da Educação de Aracaju são promovidos pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe), órgão vinculado ao Departamento de Educação Básica (DEB), em parceria com os diversos setores da Semed. O objetivo é qualificar a formação de toda a equipe de gestores e profissionais para que o serviço educacional à população seja passado de forma humana e contundente. 

"As formações são realizadas de forma constante em nossa rede. Para o ano letivo 2023 iniciamos o processo formativo com o curso para agentes de portarias das escolas da rede, no último sábado, 11. Já temos uma programação completa para até dezembro e estamos planejando algumas novidades, como a formação de primeiros socorros em cada escola. Além disso, continuaremos com o foco na segurança escolar", detalha o diretor do Ceafe, Willams dos Santos.