Semed promove formação de profissionais de apoio da educação especial

Educação
13/02/2023 16h56

A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) promove de 13 a 16 de fevereiro formação para cuidadores, tutores e mediadores pedagógicos da educação especial. O evento é realizado no auditório Antônio Vieira Neto, anexado à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, e conta com a participação de 200 cuidadores, 47 tutores e 42 mediadores de aprendizagem de todas as escolas da rede de ensino municipal. 

O Secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, esteve presente no primeiro dia do evento e destacou a importância em discutir as melhores práticas de atuação junto a esses estudantes. 
 
“Durante esses quatro dias, teremos um curso unicamente dedicado aos profissionais que trabalham com os alunos que são público-alvo da educação especial. É importante esse tipo de capacitação porque esses alunos têm representado um grupamento significativo na nossa rede e a gente tem sido desafiado a compreender as melhores formas de colocar a rede à disposição para dar as respostas pedagógicas que a sociedade precisa e fazer com que a educação especial em Aracaju consiga garantir a todos os nossos estudantes a aprendizagem e a evolução nos estudos e o sucesso escolar”, afirmou. 

A coordenadora de Educação Especial (Coesp/Semed), Maíra Ielena Nascimento, pontuou que apesar de não se tratar de um movimento novo na rede municipal de ensino, é de suma importância formar o público que trabalha e lida diretamente com as crianças e adolescentes para compreender as necessidades específicas e condições de cada caso, para que o atendimento seja feito da melhor forma possível. 

“Formar o profissional de apoio, seja ele cuidador, mediador ou tutor é vital nesse processo para o entendimento das necessidades dessas crianças, desses adolescentes. Ao longo destes dias, vamos abordar aspectos da nossa legislação, trazendo também novos instrumentos atualizados para que a atuação desse profissional tenha essa base, além da fala de uma psicopedagoga sobre os transtornos de aprendizagem, como identificá-los e como proceder, e da presença de Byron Ramos, pediatra que irá apresentar os cuidados básicos com alimentação e locomoção dessas crianças, entre outras falas importantes que abordarão procedimentos em situações de crise, para que esse profissional saia daqui já habilitado e devidamente capacitado para lidar com essas especificidades”, explanou. 

Capacitação 
O cuidador da Emef Papa João Paulo II, Clênio Leite, já participa de cursos de formação realizados pela Semed e ressalta a necessidade em seguir com as capacitações. “A gente faz um trabalho junto à pedagoga para o cuidado com essa criança, mas é um cuidado que vai além, pois precisamos entender todo o contexto em que essa criança está inserida. Por isso, esse curso é importante tanto para os novos cuidadores, como para os veteranos, como eu, pois há sempre novas formas e estratégias para fazer a evolução diária dessas crianças”, destacou. 

De acordo com a nova cuidadora da rede, Marcela Pereira, os cursos são uma forma de aprimorar o cotidiano vivenciado por esses profissionais junto às crianças e aos adolescentes. “Eu tenho somente quatro meses na rede, mas esse já é o meu segundo curso, eu aproveito muito a oportunidade, pois saímos daqui com uma grande bagagem de aprendizado para pôr em prática no nosso dia a dia”, concluiu a profissional da Emei Professor João Batista “Douglas” de Souza.