Projeto Verão 2023: organização e segurança marcam os três dias de festival em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
13/02/2023 15h05

O Projeto Verão 2023, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado, teve uma programação extensa com muita música, cultura, esporte e lazer, mas também ganhou destaque pelo amplo esquema de segurança, e de serviços de saúde, assistência social e limpeza pública realizados por órgãos municipais e estaduais durante os três dias do festival.

O sucesso do evento, comprovado com a receptividade do público, foi tanto que a próxima edição já foi confirmada pelos gestores da capital e do Estado. “Em 2024, realizaremos o Projeto Verão e queremos anunciar o mais rápido possível, em meados do segundo semestre, para que a festa se torne ainda maior e melhor. Além disso, já pensamos em uma forma de trazer novidades, de repente, uma tarde de atrações na Orla Pôr do Sol, mas vamos amadurecer a ideia ainda. O que podemos confirmar é que faremos e com a vontade de realizar uma edição ainda melhor”, afirma o prefeito Edvaldo Nogueira.

Segundo o governador Fábio Mitidieri, a expectativa é que, no próximo ano, o evento seja ainda maior. “Vem muita coisa pela frente, esse é só o começo. Ano que vem, queremos fazer algo ainda maior. A nossa parceria com a Prefeitura de Aracaju fez com que esta seja a maior edição da história do Projeto Verão em nossa capital. Próximo ano será ainda melhor”, ressalta.

Para garantir a segurança das mais de 200 mil pessoas que lotaram a Orla da Atalaia na sexta-feira, 10, no sábado, 11, e no domingo, 12, a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe atuaram de maneira articulada e mobilizaram cerca de 500 profissionais das forças de segurança para ações preventivas e ostensivas.  

Guarda Municipal 
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atuou com um efetivo de 200 guardiões por dia, dispostos em patrulhas itinerantes e em pontos fixos estratégicos com viaturas na faixa de areia da praia da Atalaia. Foram empregados, ainda, cães farejadores, antes e durante o evento, na busca por possíveis entorpecentes e/ou armas, além do videomonitoramento de alto alcance e identificação facial, monitoramento aéreo, plataformas elevadas de observação e motopatrulhamento. 

Sem registro de ocorrências graves, o evento demonstrou a eficácia do planejamento e articulação que envolveu os órgãos da Prefeitura de Aracaju e do Governo de Sergipe.

"Em três dias de evento, não foram registradas ocorrências junto à Guarda Municipal de Aracaju. O esquema preparado para atender a demanda da festa alcançou grande êxito. Esse resultado é fruto do planejamento realizado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, no sentido de alinhar a área de atuação de cada órgão de segurança envolvido nesse trabalho, promovendo um trabalho coordenado e integrado, com reforço e efetividade para a segurança do público", frisa o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, 

Polícia Militar 
Da Polícia Militar, 100 policiais atuaram diariamente, em quatro unidades envolvidas: Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Radiopatrulha (BPRP), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Esquadrão de Polícia Montada (EPMON) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

Do Corpo de Bombeiros, 96 bombeiros militares aturaram nos três dias de evento: 30, na sexta-feira, dia 10; 30, no sábado, dia 11; e 36, no domingo, dia 12, que estarão tanto na Atalaia como na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.

A Polícia Civil atuou na apuração de infrações penais ocorridas no circuito do evento e na área de atuação da Delegacia de Turismo (Detur), que funcionou como unidade plantonista para o atendimento das ocorrências, das 19h da sexta-feira, 10, até as 7h desta segunda-feira, 13. 

Defesa Civil 
Para garantir a segurança estrutural do evento, a Defesa Civil de Aracaju acompanhou todo o processo de terraplanagem e montagem da estrutura de palco e camarote, com análise, inclusive, da qualidade dos materiais empregados. Durante a programação, os agentes do órgão seguiram monitorando, de forma preventiva, o comportamento e a lotação das estruturas montadas.

"Considerando a maior incidência de vento na região onde ocorre o Projeto Verão, reforçamos os estacionamentos, para contraventamentos, que é um procedimento técnico para inibir a força do vento. Além disso, foram realizados testes de carga, para atestar a capacidade suportada pela estrutura", destaca o secretário da Defesa Social, Silvio Prado.

Trânsito
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) destinou 20 agentes de trânsito por dia de evento, para a organização do trânsito.  

Limpeza
Com ações de limpeza desenvolvidas ao longo de cada atração, e de forma mais intensificada na manhã desta segunda-feira, 13, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) registrou um total de 38,3 toneladas de lixo recolhidas das areias e demais pontos da região. 

Para que o lixo não se espalhasse junto com a alegria da festa, 120 contentores de resíduos comuns foram alocados em trechos os mais diversos, incluindo a faixa de areia, nas proximidades das tendas, passarelas e no canteiro central. Junto a isso, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) foram dispostos para o estímulo à coleta seletiva e posterior doação à Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores), parceira do município. 

Saúde 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atuou durante o Projeto Verão 2023 com o Posto Médico instalado na Orla da Atalaia, com 35 profissionais envolvidos, entre médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, estagiários, apoio, segurança e limpeza. Foram realizados 68 atendimentos no local.

A maioria das ocorrências (53) foram casos clínicos, em decorrência de cefaleia, náusea, êmese, diarreia, dispneia, intoxicação álcool/droga, crise de ansiedade. Apenas três transferências foram realizadas: duas para o Hospital Fernando Franco e uma para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Além disso, a Saúde também realizou vacinação contra a covid-19 durante o Projeto Verão, para pessoas a partir dos 12 anos. 

Os agentes da Vigilância Sanitária de Aracaju atuaram na fiscalização da qualidade de alimentos e bebidas comercializados durante o festival, além de verificar o uso dos equipamentos de proteção individual, e solicitar o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. 

Foi realizado, também, um trabalho de conscientização para a prevenção de doenças, com a distribuição de oito mil preservativos e realização de testes para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

Assistência Social 
Para garantir direitos da população aracajuana e a proteção social dos grupos vulneráveis, a Prefeitura de Aracaju mobilizou equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, do âmbito da Proteção Social Especial (PSE) da Secretaria Municipal da Assistência Social, para atuar no Projeto Verão 2023. 

Com cerca de 15 profissionais técnicos, entre assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e auxiliares administrativos, atuando em toda a área do evento, o Serviço operou na identificação, notificação e encaminhamento de possíveis violações de direitos para toda a rede de proteção.
 
Nos três dias de evento foram realizadas 30 notificações, dessas 23 de exploração do trabalho infantil, 4 orientações, 2 crianças ou adolescentes desacompanhadas, 1 uso de SPA, 2 encaminhamentos para Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Centro Dia e 1 consulta ao Auxílio Brasil. É importante frisar que um assistido pode sofrer mais de uma violação de direito, passando por mais de um atendimento.

Com informações da Agência Sergipe de Notícias