Assistência Social Presente: projeto retoma atendimentos no bairro Mosqueiro

Assistência Social e Cidadania
14/02/2023 17h10

O Assistência Social Presente está de volta e a primeira parada de 2023 aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, no bairro Mosqueiro, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira. O projeto da Prefeitura de Aracaju, gerido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, tem por objetivo levar atendimentos socioassistenciais a diversos pontos da capital em escritórios móveis instalados dentro de um ônibus.

A partir desta iniciativa, são ofertados serviços das Políticas de Habitação e de Transferência de Renda, programas e projetos promovidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), além do veículo ser utilizado em trabalhos técnicos sociais realizados pelo Município em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o programa retoma os atendimentos nos bairros da antiga Zona Expansão, com o objetivo de garantir o acesso da população aos programas e projetos dos Cras e Cadastro Único (CadÚnico).

"Estamos novamente na Orla Pôr do Sol, na Zona de Expansão, trazendo o projeto Assistência Social Presente, onde o Cadastro Único vem até essa comunidade resolver as questões de cadastramento e de recadastramento para que as pessoas continuem tendo acesso ao CadÚnico e ao programa Bolsa Família. Agora com o novo Governo Federal teremos algumas mudanças e precisamos manter a nossa comunidade cadastrada para que a gente possa ofertar o benefício e garantir direitos", explica Simone Passos.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda, Yolanda de Oliveira, é necessário manter as famílias com os cadastros atualizados, tendo em vista que há previsão de mudanças no sistema.

"Optamos por fazer essa ação na área de expansão, por entender que as famílias têm dificuldade de acessar o Cras de referência, que é o do bairro Farolândia, então priorizamos essas famílias que precisam atualizar o cadastro e precisam ser inseridas no CadÚnico. Entendemos que o Governo Federal está mudando algumas coisas no Cadastro, principalmente referente às condicionalidades, como a escola, atendimento em saúde, por entender que é uma forma das famílias acessarem direitos socioassistenciais. Estamos tentando, com esse retorno, fazer com que as famílias não só acessem o CadÚnico como cumpram com as obrigações devidas em relação as condicionalidades", destaca.

Além do Cadastro Único, o Cras Antônio Valença, equipamento de referência da região que fica localizado no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, participou da ação e ofertou o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

"O Cras vem para esse espaço mais perto da comunidade da Zona de Expansão trazendo os serviços de identificação de demandas, encaminhamento para outras políticas públicas, além de visitas domiciliares e a gente traz essa comodidade para a localidade por ser uma área distante do Cras de referência. A gente chega mais perto da comunidade, trazendo para eles mais conforto e mais proximidade dos serviços da assistência", enfatiza a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), Catharina Menezes.

A cuidadora Gisleide dos Santos ficou satisfeita com a oferta dos serviços na comunidade. Ela realizou a inscrição no Cadastro Único e, na oportunidade, desejou que mais atendimentos sejam oferecidos no bairro.

"Tenho dois filhos, a renda que tenho não é suficiente e com o benefício supre as necessidades minhas e dos meus filhos. O serviço vindo para cá foi mil maravilhas, porque ficou perto da população, a maioria das pessoas não consegue fazer o cadastramento por telefone, então a gente realmente ama quando os serviços vêm para a comunidade", diz.

O autônomo Gilson Campos Santos buscou atendimento para realização do Cadastro Único, e agradeceu a oportunidade de conseguir acessar o serviço na própria comunidade.

"Vim fazer o cadastro do Bolsa Família e achei muito bom que os serviços vieram para o bairro, gratificante, para melhorar o desenvolvimento da nossa comunidade. O atendimento foi muito bom, rápido, gostei bastante", disse.

Apoio
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para garantir a segurança da população e dos trabalhadores, e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para a organização do trânsito.

Próxima parada
O próximo bairro onde o ônibus ficará instalado será o Areia Branca, no dia 8 de março, na rodovia Ecologista Chico Mendes, das 8h às 15h.