Novos Creas e Casa Lar reforçarão rede de assistência a grupos vulneráveis no 17 de Março

Obras e Urbanização
15/02/2023 11h06

A meta de ampliar o acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade está próxima de se consolidar em Aracaju, com a construção dos novos Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Casa Lar do bairro 17 de Março.


A obra, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), é executada em ritmo acelerado, e promoverá atendimento qualificado e maior assistência a pessoas que tiveram seus direitos violados, como mulheres, idosos, crianças e outros grupos.

O serviço está em etapa de implantação de portas e cerâmica de piso e paredes. Resta, ainda, realizar a pintura, instalação de louças e metais e o jardinamento nos prédios.

As unidades terão uma área de cerca de 300 m². O Creas contará com recepção, salas de atendimento familiar, de atendimento individual e multiuso e áreas de serviço, vivência e circulação. Já a Casa Lar será equipada com salas de estar, jantar e estudos, cozinha, alojamentos masculino, feminino e de cuidadores e varanda. Em comum, terão depósitos, áreas de vivência e serviço, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, acessibilidade e jardins.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a importância do trabalho intersetorial da Prefeitura.

“Nós atuamos de forma conjunta com a Assistência para ampliar a prestação de serviços públicos a uma parcela da população que é fragilizada por experiências ligadas à violência e que se encontra em situação vulnerável. Estamos satisfeitos com o ritmo da obra, que já está em uma das últimas etapas, e que demandou um investimento, ao todo, de aproximadamente R$ 1,7 milhão, recurso que foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”.

Creas
O Creas presta atendimento às famílias e acompanhamento a indivíduos que tiveram seus direitos violados, como mulheres, crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade social.

A partir de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e orientadores sociojurídicos, é feita a escuta qualificada para realizar intervenções socioeconômicas, psicossociais e sociojurídicas. Em Aracaju, os Creas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Casa Lar
Aracaju possui quatro Casas Lares, equipamentos de acolhimento institucional gerenciados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que atendem crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica e idosos em situação de violação de direitos. Abrigam-se poucas pessoas e têm o funcionamento de uma casa normal, na qual os cuidadores sociais ofertam alimentação, medicamentos, banho, dentre outras funções. O dia a dia dos moradores de uma Casa Lar conta com trabalhos manuais, ações culturais, recreação, lazer, passeios externos e atividades físicas.