Matrícula Online 2023: iniciada a fase de solicitação das vagas remanescentes

Educação
16/02/2023 13h49

Na manhã desta quinta-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reabriu o Portal da Matrícula para 4.040 vagas remanescentes da rede municipal de ensino, as quais não foram preenchidas nas fases anteriores da Matrícula Online 2023. A partir de então, também, mães e responsáveis que não conseguiram se matricular, devem realizar cadastro reserva no site para que o nome fique na lista de espera.

"São mais de quatro mil vagas que contemplam a educação infantil, o ensino fundamental e a Educação para Jovens e Adultos (EJA). São fases que não foram concluídas pelos responsáveis nas fases anteriores e que retornam para o sistema do Portal de Matrícula. Esta etapa tem fase para começar, mas termina somente em dezembro", explica o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.

Ele pontua, ainda, a importância do cadastro para quem não conseguiu matrícula. "Disponibilizamos um formulário e através dos dados poderemos monitorar as famílias que não conseguiram vagas na escola para seus filhos. Assim que surgir uma vaga no sistema, entraremos em contato com as mães ou responsáveis. Nossa logística está organizada para montar grupos de estudantes de uma determinada região e garantir o transporte para que eles possam estudar no bairro mais próximo da sua residência", explana o gestor.

Em parceria com a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), a Semed está oferecendo apoio a pais que não possuem acesso a internet ou computadores para que possam efetuar o cadastro no Portal da Matrícula. 

Esse suporte é disponibilizado nas seguintes unidades: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II e Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Ruth Winne Cardoso, no bairro Santa Maria; Emef Dep. Jaime Araújo, no Soledade; Emef Sérgio Francisco, no Lamarão; Centro de Excelência Professora Maria Das Graças Azevedo Melo, no Porto Dantas; e Centro de Excelência Leonor Teles de Menezes, no Mosqueiro.

Alívio para as mães
Na Emef Papa João Paulo II, Clarine Sales conta que tentou matricular o filho de 3 anos de idade na fase para alunos novos e não conseguiu vagas, mas que se sente feliz porque, com as vagas remanescentes, já matriculou e deu tudo certo.

"Aqui no Papa João Paulo II abriram quatro vagas remanescentes e eu consegui uma delas. Assim que o site abriu, hoje de manhã,  entrei e, com os documentos em mãos, concluí o cadastro. Vim logo entregar a documentação na secretaria e meu filho já está matriculado. Estou muito feliz, fui muito bem atendida pelas pessoas da escola e na expectativa para o começo das aulas", expressa Clarine

Do mesmo bairro, Maria de Lourdes dos Santos conseguiu matricular a filha de seis meses na Emei Maria Ruth Winne Cardoso e foi entregar os documentos para efetuar a matrícula.

"Algumas mães, nas fases anteriores, fizeram a matrícula de forma errada ou não a concluíram com a ausência de entrega de documentos aqui na escola. Eu soube que ia ter novas vagas e me inscrevi logo. Foi tudo rápido e bem simples. Vim entregar a documentação e, apesar de estar com o coração apertado, porque ela só tem seis meses, estou segura, pois sei que ela está com pessoas competentes", afirma Maria de Lourdes. 

Ainda na Emei, Ana Cleide de Souza celebrou o fato de, com a ajuda da equipe escolar, ter encontrado vaga para o filho em outra escola próxima a sua casa. "Há alguns dias vim aqui e as pessoas da secretaria me orientaram a voltar no dia 16 para ver se conseguia a matrícula. A moça ficou tentando e conseguiu em uma unidade de ensino da Farolândia. O sentimento é de paz e alívio, porque trabalho, crio meus filhos sozinha e os deixando na escola estou mais tranquila", relata.

Para qualquer dúvida e informações, a Semed disponibiliza a Central da Matrícula, que funciona durante todo o ano letivo através dos números (79) 3179-1538 / 3179-1574 e o 98106-2969 (WhatsApp), funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.O início do ano letivo 2023 está previsto para começar no dia 27 de fevereiro.