Defesa Civil de Aracaju verifica segurança estrutural das festas carnavalescas

Defesa Civil
16/02/2023 15h35

Com o período carnavalesco, a Defesa Civil de Aracaju mantém atenção à segurança das estruturas de eventos festivos, na capital. O trabalho do órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) consiste no recolhimento da documentação referente às estruturas montáveis, que devem ser encaminhadas pelos organizadores dos eventos, e na realização de vistorias para identificação de eventuais riscos potenciais.

Entre os critérios a serem atendidos para realização de festas carnavalescas, com estrutura de palco, estão a apresentação do projeto arquitetônico, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de montagem e desmontagem, assim como do teste de carga da estrutura. Esses e outros pré-requisitos estão definidos no Artigo 9º do Decreto municipal nº 7.015/2023.

Conforme definido pelo Prefeitura de Aracaju, não será permitida a utilização de equipamentos de som amplificados, palco, trios elétricos, mini trios elétricos e assemelhados, sem autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Defesa Civil.

Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, essa atuação visa prevenir riscos e contribuir com a segurança da população que esteja em contato com as estruturas montadas. "Além de recolher toda a documentação, realizamos vistorias para observar eventuais anormalidades. Nesse contexto, mantemos atenção, por exemplo, aos riscos relacionados às fiações elétricas ou pontos de fragilidade que possam existir nos materiais utilizados para a montagem do palco", destacou.

Em relação aos bloquinhos que fazem uso de trio elétrico ou mini trio, há o recolhimento das ARTs no que se refere à parte mecânica e elétrica desses veículos. "Para a liberação da circulação, solicitamos que o responsável pelo evento apresente um Termo de Responsabilidade Técnica de um profissional que certifique que aquele veículo está com as manutenções, mecânica e elétrica, em dia", detalha Robson Rabelo.

Orientações

Aos foliões, a Defesa Civil orienta sobre a prevenção contra riscos, como é o caso dos choques elétricos, considerando uma eventual aproximação indevida às redes elétricas, assim como pela exposição de produtos festivos nessas redes.

"É importante não jogar confetes ou até mesmo sprays na direção de redes elétrica. Sobre o acompanhamento de trios e mini trios, é importante que as pessoas mantenham distância e respeitem a sinalização que é implantada no entorno desses veículos, para que evitar situações de choque e outros acidentes", salienta.