Mais de 11 mil aracajuanos foram capacitados pela Fundat em 2022

Formação para o Trabalho
16/02/2023 16h03

Na primeira reunião colaborativa do ano, realizada nesta quinta-feira, 16, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) apresentou às 24 instituições e associações de moradores parceiras, em encontro na Escola do Legislativo, no Centro, o balanço anual dos cursos e oficinas realizados em 2022, bem como o cronograma de atividades para os próximos meses.

No ano passado, 11.067 certificados de cursos de capacitações, oficinas e minicursos foram emitidos pela Fundat, garantindo mais qualificação profissional e oportunidades de ingresso ou retorno ao mercado de trabalho para os aracajuanos. Desse total, 1.395 certificados foram disponibilizados para a população, através das instituições parceiras que realizam as atividades em suas sedes, localizadas em diversos bairros da capital.

“Para nós que fazemos a Fundat é mais que gratificante saber que o nosso trabalho está ajudando a mudar a vida de tantas pessoas, famílias inteiras que conseguem conquistar os seus sonhos e objetivos através do seu trabalho. Ver o quanto os aracajuanos acreditam no trabalho da Fundat é o nosso combustível para continuar fazendo sempre mais e melhor por cada um deles, por isso mesmo já apresentamos as próximas atividades que estão por vir, afinal queremos que em 2023 o número de participantes seja ainda maior”, vislumbra a diretora de formação da Fundat, Sandra Magna Carvalho.

Novas oficinas e cursos já estão sendo programados e em breve as inscrições serão abertas para a população. “Estamos ansiosos para receber os alunos nas instituições e associações. Para eles é sempre mais prático fazer esses cursos perto de casa, pois a maioria tem filhos pequenos ou mesmo não possui recursos financeiros para se deslocar para fora do seu bairro. Me orgulho muito de fazer parte dessa soma de esforços”, declara Adriano Araújo, presidente da associação de moradores do bairro 17 de março. 

Sentimento partilhado pelo presidente da associação de moradores do bairro Bugio, Aragão Barroso. “Sem essas oficinas na comunidade a população fica prejudicada. Esse trabalho que a Fundat faz, de aproximar eles dos cursos e das qualificações, é muito importante. Estamos saindo de uma pandemia que tirou muitos empregos e a esperança dessas pessoas. Poder fazer com que eles voltem a ter esperança de um futuro melhor, através da sua profissão e se preparem para o mercado de trabalho é a nossa missão diária”, afirma.