Prefeitura conclui formação ofertada a profissionais da educação especial

Educação
16/02/2023 17h15

Entre os dias 13 a 16 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) promoveu uma formação para cuidadores, tutores e mediadores pedagógicos da educação especial. O evento foi realizado no auditório Antônio Vieira Neto, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre cuidadores, tutores e mediadores de aprendizagem de todas as escolas da rede municipal. 

De acordo com a coordenadora de Educação Especial (Coesp/Semed), Maíra Ielena Nascimento, ao longo da semana, a programação abordou assuntos diversos, como legislação e questões técnicas de atuação, e também o vínculo afetivo que esses profissionais apresentaram pelos seus trabalhos, pelos alunos da rede e as famílias desses estudantes assistidos por eles. 

“A gente pensou numa programação com substância técnica e ela foi devidamente tratada no que diz respeito ao que é o transtorno, o que é a deficiência. Falamos sobre a atuação desse profissional, mas o que a gente encontrou foi algo muito maior. O que eles colocaram para nós desde a segunda-feira, foi o vínculo e o afeto, isso realmente não tem preço. Então, esse foi um momento para eles, em que não se trata apenas de ouvir, mas também de poder falar para buscar soluções para os problemas que encontram no cotidiano deles, mas também poder falar no sentido de se orgulhar do seu trabalho, ser ciente da importância deles para a rede de ensino, para as crianças e as suas famílias”, ressaltou a coordenadora. 

Um dos convidados para o último dia da Formação foi o médico pediatra Byron Ramos, que dialogou com o público sobre higiene, alimentação e cuidados, tirando dúvidas e desmistificando questões para os participantes.
 
“A capacitação é muito importante porque proporciona segurança ao cuidador, e vai fazer com que ele realmente possa trabalhar, pois essas crianças com deficiências apresentam determinadas dificuldades. Então, o contato com a cuidadora, com efetividade, com carinho, fará com que eles consigam inclusive melhorar a situação deles.  Por isso, é muito importante que a gente continue, eu acho que uma capacitação tem que ser continuada, que é o que a Semed se propõe sempre a fazer, para ter melhores resultados”, pontuou. 

Participação expressiva 
Há quatro anos Gleidicelma de Aquino Santos se tornou cuidadora e atualmente atua na Emef Sérgio Francisco Da Silva, localizada no bairro Lamarão. Ela celebra a oportunidade em sempre poder estar presente nos cursos e formações realizadas pela Semed.
 
“Essas oportunidades são sempre maravilhosas, porque a gente sempre tem o que aprender, coisas novas a serem aplicadas, então essa formação foi muito importante, como as outras que já fiz também”, disse. 

O cuidador Airan Santos Freitas, da Emei Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro São Carlos, ressaltou a importância em adquirir conhecimento para o trabalho que ele desempenha. "Eu agradeço à Semed por estar nos qualificando cada vez mais, pois conhecimento quanto mais, melhor”, afirmou. 

Natielle da Exaltação Santos, cuidadora do Centro Social São Francisco, localizado no Alto da Jaqueira, finalizou o curso com a sensação de bastante aprendizado. “Esse encontro é muito bom porque a gente troca informações, aprende coisas novas, mas também é um momento de expor à gestão coisas que gostaríamos de melhorar, buscar soluções, então foi muito importante esse curso, eu aprendi bastante”, concluiu.