Volta às aulas: Prefeitura intensifica manutenções e reparos nas escolas da rede

Educação
23/02/2023 07h01

Aproveitando o período de férias escolares da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) da Educação Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem realizando uma série de manutenções e reparos nas escolas. Nesta fase, estão sendo investidos cerca de R$ 600 mil em serviços de melhorias na estrutura e ampliação da acessibilidade.

Através das Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied) e de Serviços Auxiliares (Coaux), a Semed segue um cronograma  anual e mensal de execução dos serviços. Segundo a diretora do DAF, Kátia Perete, as manutenções prediais são um trabalho cotidiano, realizado durante todo o ano, mas intensificado nesta fase de férias escolares.

“Quem viu as escolas em 2017 e as vê hoje, sabe que houve uma evolução nesta área, algo que me deixa muito orgulhosa da minha equipe, que tem dado as mãos e feito um trabalho muito sério em prol dos nossos prédios escolares. Não tem quem chegue nas nossas unidades de ensino que não admire o cuidado que a gente tem com elas. Recebemos solicitações dos gestores escolares e buscamos atender a todos. A comunidade que usufrui daquele ambiente quer ver sua escola bonita, limpa e organizada. Nós estamos aqui para atender a todos, dentro do que podemos fazer.”, relata Kátia.

Como arquiteta e coordenadora da Coied, Rafaela Azevedo explica que os reparos e serviços feitos neste período de férias abrangem todas aquelas obras que não poderiam ser feitas com os alunos em sala de aula, a fim de não causar transtornos à comunidade escolar.

"Evitamos ao máximo comprometer o andamento das aulas. Nosso foco é sempre trabalhar para acolher a comunidade escolar, e que os alunos, principalmente, sejam bem acolhidos, pois isso contribui para um bom desempenho escolar. Atualmente, por exemplo, estamos fazendo a manutenção da cozinha da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, do bairro 18 do Forte", explana Rafaela.

A coordenadora administrativa desta Emef, Rita Freire, conta que os serviços são de extrema importância para qualificar ainda mais a aprendizagem dos alunos, além de proporcionar mais segurança e trabalho humanizado para os profissionais que atuam no local.

"Houve uma mudança, ainda, nos sanitários e no nosso refeitório. Ambos foram totalmente modernizados. Também realizaram serviços no revestimento, adequação de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica. Isso tudo traz para os nossos alunos, professores e demais funcionários da escola, mais bem-estar. Além disso, esse trabalho possibilita um ambiente harmonioso para toda a comunidade escolar, servindo como um instrumento para facilitar o aprendizado, a socialização e a formação cultural dos estudantes", detalha a coordenadora.

Na Emef Zalda Gama, no bairro Capucho, mais duas salas estão sendo construídas nesse período de férias, permitindo mais oportunidades de acesso à educação para a comunidade local e bairros circunvizinhos. A diretora da Emef, Karina Barreto, pontua que, com a ampliação, mais 80 vagas puderam ser ofertadas na unidade de ensino, durante a Matrícula Online 2023.

"As obras que estão sendo executadas são de suma importância para a nossa comunidade, pois trata-se da construção de dois novos ambientes que aumentam nossa oferta de matrícula para a educação infantil. Estamos felizes com isso porque traz benefícios para toda a comunidade escolar. Os trabalhos estão intensificados para que fiquem prontas até o dia 27 de fevereiro, início do ano letivo de 2023", evidencia a diretora.

Ano letivo
Após o período de Matrícula Online, a Semed iniciará o ano letivo de 2023 a partir do próximo dia 27 de fevereiro. O secretário da Educação, Ricardo Abreu, ressalta que a Secretaria tem se preparado em diversas áreas para o início das aulas. 

“Durante esse período de férias dos estudantes e professores, nos planejamos de forma integral para o início do ano letivo de 2023. Além da adequação das estruturas das escolas, nos preparamos com planejamento pedagógico, com formações para nossos profissionais de apoio, preparação da Jornada Pedagógica e diversos outros aspectos para que o ano letivo inicie com as escolas preparadas para receber nossos estudantes", ressalta o secretário.