Prefeitura intensifica limpeza para recolhimento de sargaços

Serviços Urbanos
23/02/2023 16h37

A espécie de alga marinha que costuma preencher pontos do litoral aracajuano nesta época do ano tem mobilizado a Prefeitura de Aracaju em uma ampla força-tarefa para o recolhimento deste tipo de vegetação. A partir de ações iniciadas no fim do mês passado e reintegradas ao cronograma da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) nesta quinta-feira, 23, o trabalho abrange toda a extensão que vai da Praia dos Artistas ao Viral, na região do Mosqueiro.    


Para dar agilidade ao recolhimento do material orgânico, conhecido popularmente como sargaço e decorrente de um grande volume de chuvas registradas em zonas de rios, como também pela ação de correntes marítimas, a Emsurb mobilizou um aproximado de 50 agentes de limpeza em atividades que envolvem o gadanhamento e a devida coleta, esta última contando com o auxílio de caçambas e máquina retroescavadeira. 


Além de considerar o aumento no número de banhistas e de visitantes, o reforço na logística de atendimento às regiões litorâneas da capital, conforme explica o coordenador de Limpeza Pública, Everaldo Ferreira, tem por objetivo evitar uma maior dispersão de sargaços, uma vez que a chegada da vegetação recebe influência direta do nível da maré.  


“Através de monitoramento, constatamos a presença deste fenômeno em praias da capital já no último sábado (18). De lá pra cá, as equipes seguem direcionadas nestes locais, inclusive com ampliação gradual no número de agentes e de maquinários, em razão do período de alta da maré. Ou seja, é uma atenção redobrada que deve permanecer ao longo dos próximos dias para que a presença deste tipo de floração não afete o conforto de quem vai às praias neste período”, pontua Everaldo.  


Outras ações regulares

Nos 22 km de praias da costa aracajuana, os trabalhos da empresa municipal destinados à limpeza e recolhimento de resíduos são realizados continuamente, e ampliados conforme as demandas sazonais. 


Com disponibilização de agentes fixos, a mobilização é feita sempre aos sábados, domingos e segundas-feiras, ganhando reforço em feriados e após a realização de eventos. Durante a semana, os procedimentos contam, ainda, com uso de máquina saneadora, a qual auxilia na remoção de resíduos em maior profundidade. 


“Seja nos trabalhos do dia a dia ou em demandas específicas, como é o caso dos sargaços, todo o sistema de prestação de serviços operacionais que é levado às praias e regiões de orla é parte integrante da atuação do poder municipal no que diz respeito ao cuidado com o bem-estar do turista, dos munícipes, assim como do pessoal dos bares e restaurantes que contribuem, de forma significativa, para a indústria do turismo”, enfatiza o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.