Prefeitura conclui modernização da iluminação pública em mais três bairros

Obras e Urbanização
24/02/2023 11h43

O trabalho adotado pela Prefeitura de Aracaju para realizar a modernização da iluminação pública vem sendo desempenhado com celeridade e planejamento. Prova disto é que a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra) concluiu a implantação de lâmpadas de LED nos bairros Cirurgia, Matapoã e Pereira Lobo.

Desta forma, são quatro bairros que já são 100% compostos por luminárias com a nova tecnologia, que proporciona luz mais potente, segurança e conforto no período noturno, além de maior economia de recursos públicos.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destaca os resultados que vem sendo obtidos com a PPP da iluminação pública.

“O primeiro bairro em que concluímos a troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED foi o Jardim Centenário. Agora, mais três já estão 100% modernizados, e todos os outros estão em estágio bastante avançado também. Atuamos de forma bastante regular e, dentro do prazo, estamos finalizando esta etapa da PPP. Os benefícios são evidentes, e uma cidade mais bem iluminada traz mais comodidade, deixa o ambiente urbano mais bonito e é até capaz de inibir ações criminosas. Estamos completamente satisfeitos com o ritmo de trabalho e falta muito pouco para Aracaju ter seu parque de iluminação totalmente composto por lâmpadas de LED”, reforça Ferrari. 

Das quase 60 mil luminárias existentes na cidade, o processo já foi realizado em 57.023, restando apenas 2,5 mil pontos de luz pendentes. Isso representa 95,66% de conclusão em toda a cidade.

Modernização
A modernização do parque de iluminação, liderada pela Seminfra, faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura de Aracaju. A conquista foi viabilizada pela Parceria Público-Privado (PPP) estabelecida entre a gestão municipal e o consórcio Conecta Aracaju S/A, que vai gerir o parque de iluminação pública pelos próximos 13 anos.

O contrato prevê a implementação de iluminação especial em 16 pontos turísticos da capital, que está em fase de conclusão do marco II, e da telegestão, que é um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento, que possibilita a troca de informações de forma virtual.