Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza a primeira reunião do ano

Meio Ambiente
24/02/2023 17h10

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), reuniu nesta sexta-feira, 24, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). O primeiro encontro realizado no ano de 2023 foi presidido pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, e contou com a presença dos membros do colegiado.


O Conselho Municipal do Meio Ambiente é um órgão consultivo e de assessoramento de questões da área ambiental, voltado para elaborar propostas e diretrizes, cujo objetivo seja a proteção e preservação do meio ambiente. O conselho é um órgão vinculado à Sema e presta apoio e suporte às ações da secretaria.

Na reunião, foram apreciados recursos e processos administrativos de interesse de diversos empreendedores da capital e também houve avanços em uma pauta muito importante para Prefeitura, que é a simplificação do processo de licenciamento nas atividades onde o risco ambiental é menor.

"Dessa maneira, a Prefeitura está avançando cada vez mais no sentido de analisar processos que têm grande impacto ambiental e precisam ter uma avaliação muito mais complexa. Assim, aquelas atividades econômicas que oferecem baixo risco ao meio ambiente devem ter uma análise mais célere para que possamos desenvolver e facilitar as atividades econômicas na cidade de Aracaju. Uma pauta vasta para ser apreciada e, como sempre, o Conselho continua tratando de questões importantes para o desenvolvimento da sustentabilidade na cidade de Aracaju”, explicou Alan Lemos, presidente do CMMA e secretário do Meio Ambiente de Aracaju.

Robson Rabelo, coordenador-geral da Defesa Civil e membro do CMMA, frisa que o Conselho desempenha um papel importantíssimo para a cidade se tornar cada vez mais resiliente. “A Defesa Civil, que ocupa uma cadeira neste Conselho, contribui com a construção das diretrizes para que tenhamos uma cidade cada vez mais igualitária entre o meio ambiente e a sociedade. Essa primeira reunião abordou diversos pontos, todos pertinentes, que foram devidamente analisados pelos conselheiros e votados de forma a equalizar a questão ambiental, social e econômica na capital”.

“Foi uma reunião muito produtiva, avaliamos diversos processos que são de suma importância para o desenvolvimento ambiental e econômico da cidade de Aracaju. Entendemos que não adianta protelar, temos que resolver as questões e esse é o intuito do próprio conselho, tentar acelerar esses processos mais antigos e conseguir isso por meio das reuniões”, ressalta a conselheira do CMMA, Claudicéia Dantas.