Defesa Civil capacita novos voluntários para integrar os Nupdecs

Defesa Civil
26/02/2023 14h27

Neste domingo, 26, teve início a formação de novos voluntários para integrar os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil da Comunidade (Nupdecs) de Aracaju. A programação desenvolvida pela Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, conta com a parceria da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais de Sergipe (Adra/SE).

Com carga horária de 20h, a serem concluídas até o próximo domingo, 5, o cronograma de atividades inclui aulas teóricas e práticas. Entre os temas contemplados no primeiro dia de capacitação, estão: a atuação da Defesa Civil e dos Nupdecs, a percepção de riscos aplicada aos acidentes domésticos e noções de primeiros socorros, conhecimentos sobre tipos de riscos e áreas de riscos, além de conhecimentos sobre a utilização de abrigos temporários, com prática de montagem de barracas.

O tema de abertura da capacitação foi apresentado pelo secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado. "Os temas apresentados estão alinhados com os pilares da Defesa Civil, mas também atendem demandas pertinentes à redução de riscos, principalmente voltadas às áreas mais vulneráveis. Com esses conhecimentos, formamos pessoas capazes de contribuir com as suas comunidades e com o órgão, mas, sobretudo, para somar esforços nos trabalhos de prevenção, como multiplicadores de boas práticas", destacou.

Para o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a parceria com a Adra proporciona grande contribuição para o enfrentamento às situações adversas. "A maior parte dos alunos é formada por pessoas que residem em bairros que possuem áreas de risco. A partir da capacitação, essas pessoas poderão colaborar com os Nupdecs já existentes e, dessa forma, passam a ser, também, os olhos da Defesa Civil na comunidade. Isso, no contexto geral, transforma a cidade em um lugar mais resiliente e participativo", acrescenta.

Alex Ramalho, coordenador do Núcleo da Adra Sergipe, indica o potencial da parceria resulta em benefícios à sociedade. "Estamos felizes por essa parceria está sendo, hoje, implementada aqui no nosso Núcleo. Vislumbramos, com isso, agregar mais pessoas atuantes junto às comunidades e proporcionar uma somação de esforços, com os nossos voluntários, corpo técnico e expertise, no sentido de auxiliar a Defesa Civil logisticamente, diante de eventos adversos", considerou.

Participantes

Ao todo, 25 pessoas participam da formação. Entre elas está o presidente do Conselho Estadual de Amadores de Rádio Emissão em Sergipe - Labre, Ancelio Moraes. Ele indica que participa com o objetivo de integração. "Estou participando para conhecer mais sobre a atuação da Defesa Civil. Nós queremos nos integrar ao órgão, com os recursos dos amadores de rádio emissão do estado de Sergipe, podendo auxiliar diante de situações de calamidade", indicou.

A técnica em enfermagem, Shirley Neves, revela entusiasmo com o voluntariado. "Gosto muito de trabalhar com voluntariado. Já sou voluntária aqui na instituição [Adra] e acho interessante a possibilidade de ajudar ainda mais as pessoas nas áreas de risco e vulnerabilidade. O curso está maravilhoso, a estrutura é muito boa e tem atendido a expectativa", considerou.

A jovem Hillary Lima, 14 anos, participa da formação, com o incentivo do pai. "Meu pai me motivou a participar do curso para aprender sobre riscos. Hoje já aprendi sobre desastres e sobre prevenção", disse Hillary.

Por sua vez, o pai da jovem, Alexandre Lima, revela que aprender mais sobre riscos e saber como agir diante de situações adversas o motivou a frequentar a formação realizada pela Defesa Civil. "Me chamou atenção o conteúdo sobre a mensuração do volume de chuva e a importância de conscientizar o cidadão sobre a o descarte de lixo. Manter as ruas limpas auxilia no escoamento da água, prevenindo questões de alagamento", compartilhou.