Guardas municipais recepcionam alunos no primeiro dia do ano letivo 2023

Guarda Municipal
27/02/2023 23h00

Esta segunda-feira, 27, marca o início do ano letivo em todas as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju. Com o propósito de interagir com os alunos nesse dia tão importante, integrantes da Ronda Escolar e do Programa Anjos Azuis da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) recepcionaram os alunos do ensino fundamental - anos iniciais - nas Escolas Municipais Professora Núbia Marques, no bairro Coroa do Meio; Zalda Gama, no Capucho; Bebé Tiúba, no conjunto Médici; e Ágape, no bairro Siqueira Campos.

De acordo com o coordenador da Ronda Escola, supervisor Everaldo Lopes, essa iniciativa quebra estigmas e gera integração com a comunidade escolar. “Essa ação é de suma importância, tendo em vista que esse acolhimento às crianças no primeiro dia de aula traz uma aproximação entre a comunidade escolar e a Guarda Municipal de Aracaju, ela quebra preconceitos e reafirma que estamos presentes e disponíveis sempre que houver a necessidade. Mais do que somente um órgão de segurança pública, pretendemos ser vistos como parceiros, amigos da escola e de seus frequentadores”, enfatiza.

Já para a coordenadora do Programa Anjos Azuis, a guarda municipal de 2° classe Aracelly Matos, a ocasião serviu também para que se conheça um pouco mais sobre as ações desenvolvidas pela corporação para as crianças, em especial, os alunos da rede municipal.
 
“Essa ação visa recepcionar os alunos e nos aproximar ainda mais deles e das escolas, que é o nosso principal ambiente de atuação. Dessa forma, nós acabamos divulgando nossas ações e sendo reconhecidos quando retornamos com o teatro de fantoches. Reforça nossa conexão com a comunidade escolar que passa a enxergar em nós parceiros no processo de educação e conscientização das crianças em relação a temas complexos como bullying, proteção ao patrimônio público, respeito às diferenças e tantos outros trabalhados de forma lúdica através do nosso teatro de fantoches”, explica Aracelly.

Alridete Carvalho é a diretora da Escola Municipal de Educação Fundamental Bebé Tiúba, unidade educacional que recebeu a presença dos guardiões no início das aulas do turno vespertino. A diretora reforça a parceria entre as instituições e agradece pela ação. “Só tenho gratidão pela Guarda Municipal, que veio acolher nossas crianças nesse primeiro dia de aulas. Ações como essa fazem parte da educação. Nós temos uma boa parceria com a Guarda e a tendência é de que aumente cada vez mais”, afirma.