Servidoras municipais contribuem para enfrentamento à pandemia com produção científica

Saúde
01/03/2023 07h03

Em celebração ao mês da mulher, a Prefeitura de Aracaju destaca a atuação de servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão acadêmica, reforçando a parceria do Município com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) no enfrentamento à pandemia da covid-19, a partir de estudos e pesquisas embasados em dados científicos, voltados à tomada de decisão da gestão municipal.

Para a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, isso tem feito toda a diferença nas ações empreendidas pelo Município. “Desde o primeiro momento, temos tomado medidas a partir do embasamento científico. Neste sentido, a parceria com a UFS tem sido muito útil, dando as condições necessárias para chegarmos a decisões seguras. Desde o início da pandemia, a ciência se tornou primordial no planejamento e nas ações de enfrentamento ao vírus e este é um motivo de grande satisfação, contar com os estudos e pesquisas desenvolvidas pelas nossas servidoras em parceria com professores, mestres e doutores da UFS”, reconhece a gestora.

Os estudos têm sido importantes na implementação de algumas políticas públicas de saúde de enfrentamento a essa doença na capital. A exemplo da estratégia para aplicação da quinta dose de vacina contra a covid-19 para idosos acima de 70 anos. Foi a partir de estudo de caso e de artigos que a Secretaria Municipal da Saúde identificou a incidência da doença e de internações nessa faixa etária.

A pesquisa, realizada conjuntamente entre secretária da pasta, Waneska Barboza; a diretora de Vigilância em Saúde (DVS) e mestranda em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Taise Cavalcante; e o epidemiologista e chefe do Laboratório de Patologia Investigativa da UFS, Paulo Ricardo Martins Filho, um dos pesquisadores que mais publicaram e investigaram a covid-19 no Brasil, foi destaque no periódico internacional “Excli Journal - Experimental and Clinical Sciences”.

Estudos
Segundo a diretora Taise Cavalcante, a Prefeitura de Aracaju segue sendo referência em serviços de combate à covid-19 por possuir uma rede estruturada e estratégias para melhorar a qualidade de vida da população aracajuana.

“Os estudos têm sido importantes na implementação de algumas políticas públicas de saúde de enfrentamento a essa doença na capital. Atuamos em duas frentes: a primeira, com estudos mais voltados para evidência científica em relação à covid-19 para o pessoal da linha de frente, como estudos sobre os índices de mortalidade, sobre as vacinas utilizadas, a presença do novo coronavírus e os trabalhos junto à Organização Pan-americana de Saúde Pública. A outra vertente engloba a elaboração de notas técnicas que vêm sendo publicadas desde o início da pandemia. A parceria com a UFS tem sido muito útil nos fornecendo condições necessárias para chegarmos a decisões seguras”, enfatiza.

Na opinião do epidemiologista Paulo Ricardo Martins Filho, nunca foi tão importante ter a ciência como base para a tomada de decisão. Outro dos principais trabalhos apresentados, destaca ele, diz respeito à ‘Prevalência de infecção por SARS-CoV-2 entre trabalhadores de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos durante a transmissão da variante Omicron no Brasil’.

"A ciência tem papel fundamental no processo de tomada de decisão, especialmente quando lidamos com populações mais vulneráveis. Por isso foram testados 500 trabalhadores de limpeza urbana em um período crítico da pandemia, e com o resultado dos testes, confirmamos uma prevalência de aproximadamente 25% da doença nesse público, que não parou de trabalhar durante toda a pandemia. O que chamou atenção no trabalho foi a maior prevalência entre os trabalhadores mais jovens e que não acreditavam no efeito protetor das vacinas". Agora, o próximo passo é fazermos um planejamento da Atenção Primária e também sobre a Monkeypox, Infecções Sexualmente Transmissíveis e as Hepatites”, ressalta o epidemiologista.

Publicações com participação das servidoras da Saúde de Aracaju

1. MARTINS-FILHO, Paulo Ricardo; DE SOUZA ARAÚJO, ADRIANO ANTUNES; QUINTANS-JÚNIOR, LUCINDO JOSÉ ; SOARES, BÁRBARA DOS SANTOS; BARBOZA, WANESKA DE SOUZA; CAVALCANTE, TAISE FERREIRA ; SANTOS, VICTOR SANTANA . Dynamics of hospitalizations and in-hospital deaths from COVID-19 in Northeast Brazil: a retrospective analysis based on the circulation of SARS-CoV-2 variants and vaccination coverage. EPIDEMIOLOGY AND HEALTH, v. Apr 5, p. e2022036, 2022.
Disponível em: https://search.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1786175

2. V S Santos  , L J Quintans-Júnior , W S Barboza , A A de S Araújo, P R Martins-Filho  Affiliations  PMID: 32865267 DOI: 10.1111/jdv.16899 Clinical characteristics and outcomes in patients with COVID-19 and leprosy
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32865267/

3. MARTINS-FILHO, Paulo Ricardo; SANTANA, Ricardo Ruan Rocha ; CAVALCANTE, TAISE FERREIRA; BARBOZA, WANESKA DE SOUZA ; SOUZA, MÉRCIA FEITOSA DE ; GÓES, MARCO AURELIO DE OLIVEIRA ; FONTES, ÂNGELA MARINHO BARRETO ; SILVA, MARCIA ESTELA LOPES DA ; TANAJURA, DIEGO MOURA . Surveillance of adverse events associated with 145 000 doses of COVID-19 vaccines in a Brazilian municipality. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH, v. 46, p. 1, 2022.
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36016838/

4. MARTINS-FILHO, Paulo Ricardo; ANTUNES DE SOUZA ARAÚJO, ADRIANO; PEREIRA, LUCIANA XAVIER; QUINTANS-JÚNIOR, LUCINDO JOSÉ; DE SOUZA BARBOZA, WANESKA ; CAVALCANTE, TAISE FERREIRA; FEITOSA DE SOUZA, MÉRCIA ; DE OLIVEIRA GÓES, MARCO AURÉLIO ; SANTOS, VICTOR SANTANA . Factors Associated with Mortality among Hospitalized Patients with COVID-19: A Retrospective Cohort Study. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE, v. 104, p. 103-105, 2021
Disponível em: https://asci.org.br/blog/category/covid19/

5. ALBUQUERQUE, AMS.; SANTOS, JVG.; TORRES, SA.; SANTOS, CNO.; MAGALHÃES, LS.; SANTOS, CA dos.; CAVALCANTE, TF.; GOIS FILHO, PG de; CORREIA FILHO, D. .; SILVA, JS da.; JESUS, AR de; MELO, EV de.; ALMEIDA, RP de . Aspectos clínicos e epidemiológicos de pacientes infectados com variantes do SARS-CoV-2: um estudo caso-controle. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 11, n. 3, pág. e44511326792, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i3.26792.
Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26792. Acesso em: 11 jan. 2023.

5. CAVALCANTE, T., BARBOZA, W., & Martins-Filho, P. R. (2023). The vaccination status of COVID-19 hospitalized patients during the Omicron BQ.1.1 wave in Northeast Brazil suggests the need for a fifth booster dose in the elderly, with a time since the last dose of more than 6 months .
Disponível em: EXCLI Journal, 22, 169–172. https://doi.org/10.17179/excli2023-5807