Aracaju garante prevenção e tratamento contra o HPV nas UBSs

Saúde
06/03/2023 07h01
Início > Notícias > Aracaju garante prevenção e tratamento contra o HPV nas UBSs

Celebrado no último dia 4, o Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV (Papiloma Vírus Humano) visa alertar a população a manter cuidados preventivos a este vírus, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que infecta por meio da pele ou mucosas (oral, genital ou anal) e, quando apresenta lesões precursoras não tratadas precocemente, podem evoluir para câncer, principalmente no colo do útero.
 
De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS), Larissa Ribeiro, entre as principais formas de prevenção está a vacina contra o HPV, que é ofertada pela Prefeitura de Aracaju, pelo Sistema Único de Saúde, para a imunização de crianças e adolescentes, meninas de 9 a 14 anos; meninos de 11 a 14 anos; pessoas de até 45 anos, sendo homens ou mulheres que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, que apresentam em comum um quadro de imunossupressão, desde que tenham um relatório médico com a comprovação.

“A vacina contra o HPV ofertada pelo SUS tem ciclo de duas doses, com intervalo de aplicação de seis meses entre elas, e protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns no país. Não é um tratamento, e sim uma forma de prevenção. Por isso, estimulamos que a imunização aconteça antes do início da vida sexual. Até o momento, neste ano, já foram vacinados 3.131 pessoas”, explica a coordenadora ao detalhar que no ano passado foram vacinadas contra o HPV, na capital, 15.378 pessoas, sendo 7.352 do sexo masculino e 8.026 do sexo feminino.

Pontos de vacinação

As doses da vacina contra o HPV têm um intervalo de aplicação de seis meses entre elas, e o imunizante ofertado pelo Sistema Único de Saúde protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns no país (HPV 6,11,16,18).

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracaju estão à disposição para vacinar contra o HPV, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para receber as vacinas, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a unidade, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação.