Dia da Mulher: Prefeitura programa ações para intensificar oferta de serviços de saúde

Saúde
03/03/2023 16h30

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, potencializa a luta das mulheres por direitos, contra o machismo e a desigualdade de gênero. Ao longo deste mês, a Prefeitura de Aracaju promoverá uma série de ações e atividades na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), em Unidades Básicas de Saúde  (UBSs), praças e outros equipamentos públicos.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, ressalta que todos os serviços disponibilizados durante a programação do Dia Internacional da Mulher estão disponíveis ao longo do ano nas 45 UBSs da cidade. “É um mês para fortalecermos os cuidados com a saúde da mulher, portanto quem estiver com alguns desses exames por fazer esse é o momento de realizá-lo e colocar a prevenção em dia. Ao longo do mês, todas as unidades básicas de saúde divulgarão atividades para usuárias das respectivas áreas”.

As ações iniciam no dia 8, na sede da SMS, com os serviços de testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatites B e C, Academia da Cidade; e a palestra “Pela vida e pela saúde de todas elas”. A partir do tema "Supermulher e Superpoder", a UBS Oswaldo de Souza, localizada no bairro Getúlio Vargas, das 7h30 às 12h, ofertará os serviços de exames de mamografia; ISTs e testes rápidos; citopatológico e atividade física. Na praça General Valadão, no Centro, o tema será “Mulheres saudáveis e na folia”, das 8h às 14h, com ação de vacinação contra a covid-19 ao som de banda de frevo.

No dia 25, das 7h às 13h, as UBSs Celso Daniel, Onésimo Pinto, Augusto Franco, Augusto Barreto, Santa Terezinha, Ávila Nabuco, Francisco Fonseca e José Machado ofertarão os seguintes serviços: exame citopatológico de colo do útero em usuárias de 25 a 64 anos; exame clínico das mamas em todas as usuárias que fizerem o exame de lâmina ou que solicitarem; agendamento de mamografia em usuárias de 50 a 69 anos; solicitação de USG de mama e transvaginal; consulta odontológica; retinografia para usuárias com diabetes mellitus; atualização do cartão vacinal (rotina e covid-19); e teste rápido de gravidez, sífilis, HIV e Hepatites B e C.