Prefeitura inicia 1° ciclo da Prova de Leitura do ano letivo 2023

Educação
06/03/2023 12h23

Em continuidade ao processo de recomposição de aprendizagem e fortalecimento da alfabetização na capital, nesta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início à primeira Prova de Fluência Leitora do ano letivo de 2023. A avaliação é aplicada para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de todas as escolas da rede. 

A partir destas avaliações, o nível de leitura de cada aluno será diagnosticado e serão trabalhadas estratégias que proporcionem um melhor desempenho do estudante nesta habilidade. A prova é realizada de forma individual, na sala da coordenação ou em outro ambiente escolhido pela direção escolar. Um aplicador acompanha a leitura através de fichas com sílabas, palavras e texto, e registra o resultado.

Coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Izabel Cristina Santos Silva, localizada no Centro, Adriana Chagas afirma que a Prova de Leitura tem sido muito importante para o trabalho pedagógico das escolas, por possibilitar o alcance de resultados positivos no aprendizado desde 2022.

"É um trabalho que a Semed já vem desenvolvendo desde o ano passado e fundamental, inclusive, para termos noção dos desafios para a aprendizagem pós-pandemia. Tem nos ajudado e orientado a observar os pontos mais críticos, traçando metas e planos de ação. No ano passado fizemos algumas atividades com aqueles alunos que apresentaram um déficit um pouco maior e, aliado a isso, temos também excelentes iniciativas e parceria com a Educação de Aracaju, como também o programa Tutoria Pedagógica, por exemplo. Vimos uma melhora significativa no desempenho escolar", atesta a coordenadora.

No dia a dia escolar
Aluno do 5º ano na Emef, Adrian Freitas, de 10 anos, conta que está tendo um bom desempenho a partir do trabalho da escola de incentivar a leitura. "A avaliação que estamos fazendo e as atividades que a professora está passando nas aulas têm me ajudado muito. Consigo ler mais rápido, sei o que está escrito nos anúncios e frases que vejo na rua. Em casa leio os livros do Educaju, que a escola deu. É bem interessante e as atividades bem legais", expressa.

Da mesma turma que o Adrian, Thyfani Matos, de 9 anos, diz que se sente contente por estar fazendo uma prova só para ler e ter avançado bastante na leitura do ano passado para cá. "Comecei a ler o alfabeto no 1º ano, e em 2022 já sabia ler textos. A prova não é difícil. Eu adoro ler. A professora deixa livros na sala para a gente pegar e tem um tempo só para isso. Fico muito feliz com tudo",  declara.

A coordenadora Adriana destaca que a escola está planejando ações específicas de fomento à alfabetização para este ano.  "Estamos dialogando com a equipe da escola e preparando projetos com base no que fizemos no ano passado. Aquilo que surtiu um grande efeito permanecerá e o que a gente acha que tem como melhorar, será melhorado. Já conseguimos avançar bastante, mas estamos em fase de elaboração para crescer ainda mais", pontua.

A diretora da Emef Prof. Izabel, Daniela Nascimento, afirma estar traçando estratégias, junto à coordenadora pedagógica, para um trabalho alinhado a todos os princípios da Semed. "Norteados de dados estatísticos, veremos os projetos que deram certo e os que precisam ser melhorados. Todos estão fazendo um trabalho minucioso. As Provas de Leitura estão sendo aplicadas pelas estagiárias do programa Tutoria Pedagógica, da Semed, e através delas trabalharemos, de forma mais minuciosa, com aqueles alunos que têm mais dificuldade", explica.

Resultados
 O último ciclo da Prova de Leitura do ano letivo de 2023 foi aplicado em dezembro e a Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed) constatou um avanço nos níveis de leitura dos alunos.
 
A partir das estratégias pedagógicas adotadas pela Educação de Aracaju, 2.329 alunos do 1° ao 5° ano que não conseguiam sequer identificar sílabas – considerados “não leitores” – deixaram a condição e ingressaram no mundo da palavra escrita. Já outros 1.986 alunos que se encontravam na fase inicial do processo de domínio da leitura, tornaram-se leitores de textos.

Além da Prova de Fluência Leitora, a Semed tem adotado estratégias como os reforços pedagógicos, os cursos formativos para os profissionais da Educação, o material do Programa Educaju, e as reenturmações, que reorganizam as turmas de acordo com os níveis de leitura dos estudantes.