Dia da Mulher: Fundat homenageia servidoras e cidadãs aracajuanas

Formação para o Trabalho
08/03/2023 12h40

Nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a Fundação de Formação para o Trabalho promoveu uma edição especial do Fundat Comemora, ação realizada mensalmente para  apresentar um balanço das atividades e serviços ofertados pelo órgão à população aracajuana.
 
O evento, realizado no auditório da Escola do Legislativo (Elese), contou com participação do médico Almir Santana e da assistente social Joelma Andrade, que palestraram sobre saúde e segurança da mulher, respectivamente.

Nesta edição o foco foram os atendimentos prestados às mulheres aracajuanas, que se destacaram na procura dos serviços ofertados pela Fundat. Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Fundação ofertou 300 vagas em cursos e oficinas de qualificação profissional, capacitando 133 mulheres. 

A procura do público foi grande também no cadastramento de currículos e de oportunidades de emprego, pois entre os meses de janeiro e fevereiro foram  cadastrados 1.007 novos currículos.

Nos dois primeiros meses do ano a Fundat destacou-se, também, na captação de novos postos de trabalho, garantindo 181 oportunidades de emprego junto às empresas locais. Nesse mesmo período, 710 pessoas foram encaminhadas para as entrevistas de emprego, preenchendo 50 vagas com candidatos cadastrados previamente na Fundat, sendo 32 mulheres. 

Mas as aracajuanas não buscam apenas a sua recolocação no mercado de trabalho através de vagas, elas buscam também a liberdade proporcionada pelo empreendedorismo, como fica evidente na procura delas para a abertura dos cadastros como Microempreendedores Individuais (MEI), pois das 24 novas formalizações realizadas, 11 foram de empreendedoras femininas. 

A emissão de RG, seja primeira ou segunda via, é um dos serviços mais procurados, e em janeiro e fevereiro 1.349 unidades foram disponibilizadas para os cidadãos de forma gratuita. “Esses números mostram a dedicação dos servidores da Fundat em fazer sempre mais e melhor. Nossa missão é essa. Sou muito feliz e grata por contar com tantas mulheres e homens dedicados, pois cada um deles entende a importância da capacitação e oferta de oportunidades para transformar a vida das pessoas”, declara a presidente da Fundat, Edivaneide Lima. 

Dia da Mulher
E aproveitando as festividades pelos excelentes números alcançados, a presidente organizou uma série de palestras e homenagens para as servidoras que diariamente se dedicam a levar mais qualificação e transformação para os aracajuanos.
 
A edição especial do Fundat Comemora contou com a participação da Assistente Social Joelma Andrade, que falou sobre os direitos da Mulher, e do médico Almir Santana, que apresentou dicas e dados sobre a saúde sexual e qualidade de vida das mulheres.

“Precisamos desses momentos junto aos colaboradores para exaltar o trabalho deles, pois é graças a essa dedicação que conseguimos avançar. Além disso, aproveitamos a oportunidade para homenagear as mulheres e trazer informações sobre os seus direitos e a sua saúde. Esse momento é essencial, tanto para nós mulheres nos conhecermos melhor, quanto para termos a oportunidade de educar os homens das nossas vidas, pois é só com conhecimento e amor que conseguimos mudar o mundo para melhor”, afirmou Edivaneide.