Prefeitura realiza teste de aceitabilidade para inclusão de peixe na merenda escolar

Educação
08/03/2023 15h00

Uma merenda escolar de qualidade, suficiente e adequada às necessidades nutricionais de cada faixa etária de alunos das escolas municipais é requisito obrigatório para a Prefeitura de Aracaju. Nesta quarta-feira, 8, a Coordenadoria da Alimentação Escolar (Coae) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou testes de aceitabilidade nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Bebé Tiúba e Presidente Tancredo Neves para a inclusão de um novo alimento no cardápio dos alunos. 

As nutricionistas da Coae visitam as instituições de ensino todos os meses para verificar se o cardápio da merenda é cumprido pelas escolas de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo a coordenadora da Alimentação Escolar da Semed, Larissa Coelho, além de verificar se o cardápio é cumprido, está sendo realizado pela primeira vez o teste de aceitabilidade com os alunos para que eles possam aprovar ou não a inclusão do peixe no cardápio escolar.

“Nós verificamos junto à empresa que fornece os alimentos se o peixe atende as especificações exigidas no edital, pois é necessário que não tenha espinhas. A partir disso, realizamos esses testes, trazendo amostras para que os alunos provem e verificar se eles aprovam a inclusão deste item no cardápio das escolas. A opinião deles é fundamental para que ocorra essa inserção”, afirmou.

Para o diretor da Emef Presidente Tancredo Neves, Everton Dias, a iniciativa destaca a atenção dada aos alunos. “É muito importante esta iniciativa do teste de aceitabilidade com os alunos, pois eles pedem novidades e estão muito animados não só em poderem provar algo novo, mas em opinar e saber que a opinião deles é levada em consideração para que esta mudança ocorra”, pontuou. 

Aprovação dos alunos
Manter o diálogo constante com os estudantes é uma das premissas cumpridas pela equipe de toda a rede municipal de ensino, por isso, a aprovação dos alunos para a inclusão de algo novo no cardápio é fundamental. 

As alunas da rede Maria Alice e Stefanie Santos, ambas de 7 anos, provaram e aprovaram a inclusão do peixe no cardápio. “Eu achei muito legal e gostoso, e é importante a gente dar a nossa opinião porque é a gente quem come aqui todo dia. Está muito bom, tomara que entre”, concluíram as colegas de classe.