Servidoras da Semdec atuam de maneira determinante à proteção dos aracajuanos

Defesa Social e Cidadania
08/03/2023 17h45

O trabalho de proteção e defesa da população, em Aracaju, a partir das atividades da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), conta com o protagonismo da mulher nas suas diversas frentes de trabalho. Da gestão ao trabalho de campo, as profissionais atuam de maneira determinante para a obtenção de resultados que favorecem a melhoria da qualidade de vida da população aracajuana.

No âmbito da Defesa Civil, órgão vinculado à Semdec, a assistente social Sheila Rolemberg é uma das profissionais responsáveis pela articulação cotidiana com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). A atuação estratégica e cuidadosa contribui de maneira direta para a redução de riscos de desastres e impacta diretamente na vida de centenas de pessoas nas comunidades mais vulneráveis.

"O papel do assistente social, nessas comunidades, é justamente socializar as informações da Defesa Civil e funcionar como mediador, recebendo as informações passadas por eles também. É muito gratificante atuar nesse contexto e perceber, inclusive, a atuação das mulheres nas comunidades. Temos Nupdecs coordenados por mulheres e essa atuação é muito necessária e importante para todos. São mulheres que batalham pelas suas comunidades", considera Sheila.

Promover o equilíbrio das relações de consumo no município também é tarefa das servidoras que atuam no Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju). Neste ano, o órgão passou a ser coordenado pela advogada Carolinne Bongiovani.

"Uma das nossas funções essenciais é estimular o empoderamento do consumidor e conscientizá-los dos seus direitos e deveres, dentro da relação de consumo. Partindo desse ponto, é de fundamental importância que a mulher busque o seu empoderamento, tanto dentro de uma relação comercial, quanto no mercado de trabalho e nas relações interpessoais, para que os seus direitos como consumidoras e como mulher sejam respeitados", frisa.

Na Guarda Municipal de Aracaju (GMA) cerca de 70 mulheres atuam para promover a segurança nos diversos equipamentos municipais, com forte contribuição para a segurança pública, na capital. Seja nas ruas, junto aos diversos grupamentos especializados, ou nas atividades administrativas e de gestão, as servidoras somam esforços na tarefa de proteger os aracajuanos.

A coordenadora do grupamento especializado em ciclopatrulhamento da GMA, supervisora V. Silva, ressalta a grandeza do trabalho desempenhado pelas mulheres na área da segurança. "A mulher tem papel primordial na segurança pública. Hoje, na Guarda Municipal de Aracaju, há diversas mulheres atuando como coordenadoras, trabalhando com gestão. Com isso, em cada grupamento, há agregada, também, a forte percepção do cuidado e humanização", avalia a guarda municipal.

Homenagem
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, nesta quarta-feira, 8, visitou a sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), do Procon Aracaju, da Junta Militar, da Defesa Civil e a sede administrativa da pasta para prestar uma homenagem às servidoras, com a entrega simbólica de rosas.

"Agradecemos e reconhecemos o papel que as mulheres desempenham, principalmente, na Semdec. Temos mais de 50% do efetivo composto por mulheres e é por isso que temos esse trabalho com efetividade e resolutividade nas questões mais complexas, além da leveza que a mulher traz para relativizar as problemáticas a serem tratadas na secretaria e no nosso dia a dia. Parabéns a todas. Que sejam cada vez mais felizes e consigam galgar espaços maiores dentre da nossa sociedade", expressa o secretário.