Secretário da Fazenda discute o Simplifica Já em Brasília

Fazenda
08/03/2023 18h26

Com a reforma tributária em evidência nacional, o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, que preside Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), esteve reunido com o líder do partido Podemos, senador Oriovisto Guimarães, na manhã desta quarta-feira (8). O objetivo do encontro foi reforçar o apoio das capitais à PEC 46/2022, conhecida como Simplifica Já.


De autoria do senador, a proposta de reforma tributária - que é considerada viável e factível para o país e recebe apoio dos municípios de médio e grande porte, além de diversos setores como o de serviços - preserva a autonomia municipal e simplifica os tributos brasileiros.

“Ao contrário das outras propostas que estão na mesa, a PEC 46/2022 quer simplificar de verdade e, para isso, não é preciso unificar os impostos existentes. A vida acontece nas cidades. Nós que garantimos e prestamos serviços para os cidadãos. Por tudo isso, não podemos renunciar ao nosso principal imposto, o ISS [Imposto Sobre Serviços]”, destacou Jeferson Passos.

A convite do prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, Oriovisto Guimarães confirmou sua participação na 84ª Reunião Geral da FNP, que acontecerá nos próximos dias 13 e 14 de março, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também confirmaram presença no evento, que terá entre as pautas principais a reforma tributária.

O senador ressaltou a importância do apoio dos municípios. “Temos os prefeitos e secretários da Fazenda/Finanças das principais cidades brasileiras unidos. E vamos defender na Comissão de Reforma Tributária a nossa PEC 46, que vai impedir de ficarmos de pires na mão. Um apoio muito significativo”, destacou Oriovisto.

Também participaram da reunião o diretor Interinstitucional e secretário de Finanças de Goiânia (GO), Vinícius Henrique, o secretário de Economia de Maceió (AL), João Felipe Borges, o secretário Executivo da FNP, Gilberto Perre, e assessores.